Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | 06:49

Quatis - 25/09/2017 | 05h59m

Quatis registrou três casos de queimadas

Quatis
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente registrou três ocorrências de queimadas em áreas localizadas na zona rural do Município. Um dos episódios aconteceu na região onde está situado o Parque Municipal natural Horto dos Quatis, que é uma área de proteção ambiental. Técnicos da prefeitura estão apurando os fatos visando à elaboração de um relatório, que posteriormente será encaminhado à Polícia Civil.

Os três episódios foram controlados por agentes da Defesa Civil do Município e da Guarda Municipal, que tiveram apoio de produtores rurais no combate às chamas. Só numa das áreas afetadas, na região do Glicério, o trecho atingido pelo fogo chegou a cem hectares, afetando pastos, nascentes e a mata ciliar.

A queimada nas proximidades do Loteamento Bela Vista, em cuja região fica o Parque Municipal, a área atingida foi de dois mil metros quadrados. A reserva ambiental não chegou a ser afetada. Por sua vez, no terceiro episódio nas imediações dos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), às margens da estrada que liga Quatis a São Joaquim, o tamanho da área atingida ainda sendo calculado.

A titular da pasta, Édna Azevedo, informou que os três locais de ocorrência das queimadas continuam sendo monitoradas pelos técnicos da prefeitura.
- Recebemos informações segundo as quais ainda existem focos de queimadas em alguns trechos dessas áreas, daí o nosso estado de alerta para combater possíveis novas ocorrências. Estamos apurando todos os dados relacionados aos casos desta semana para encaminhá-los às autoridades estaduais responsáveis pela apuração dos crimes ambientais e adotar as medidas administrativas previstas na legislação municipal. As leis do nosso município estabelecem a aplicação de multas, mas para isso é extremamente necessário provar a autoria das pessoas que provocaram o fogo na mata - disse Édna.