Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | 06:57

Matérias - 27/09/2017 | 09h47m

João Lourenço assume presidência de Angola

Luanda
O novo presidente angolano, João Lourenço, foi investido terça-feira, 26, no cargo para os próximos cinco anos, depois de 38 anos sucessivos no poder do governante histórico José Eduardo dos Santos, que decidiu não concorrer a um novo mandato.

Lourenço, general na reserva, de 63 anos, é o terceiro presidente que Angola conhece desde sua independência, em novembro de 1975, e assume o governo de um país mergulhado numa séria crise econômica e social, com o desafio de manter a estabilidade política e recuperar o crescimento de um dos maiores estados produtores de petróleo do mundo.

Ele assumiu o compromisso de lidar com os problemas da nação ao longo do mandato, com uma "governança inclusiva, onde neste novo ciclo político que hoje se inicia, legitimado nas urnas, a Constituição será a nossa bússola de orientação e as leis o nosso critério de decisão", apontou.

"Uma vez investido no meu cargo, serei o presidente de todos angolanos e trabalharei na melhoria das condições de vida e bem-estar do nosso povo", afirmou o novo chefe de Estado angolano que recebeu o poder das mãos de Santos, a quem elogiou por ter "cumprido a sua missão com um brio invulgar.”