Sábado, 26 de julho de 2025 | 05:08

Matérias - 30/10/2017 | 06h01m

Secretaria realiza prestação de contas ao CMAS

Porto Real
Os componentes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que tomaram posse em julho deste ano, foram conhecer a estrutura da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. Compareceram a vereadora Fernandinha e a secretária e o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Ribeiro de Carvalho e Philippe Paiva. Os conselheiros tiveram conhecimento do objetivo e da importância da política de assistência e a devida implementação no município. Além disso, eles conheceram a execução dos recursos do ano de 2017, bem como a prestação de contas do ano de 2016.

“Preconizamos uma gestão participativa, mostrando a transparência dentro da administração pública. Por este motivo é de suma importância a participação do Conselho Municipal para juntos planejarmos e avaliarmos as ações para o próximo ano”, declarou o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e presidente do CMAS, Philippe Paiva.

Philippe ainda enfatizou a importância da participação do Conselho e explicou como foi realizada a apresentação.
“Fizemos a apresentação de todos recursos federais e estaduais que são repassados à Secretaria. Uma vez por mês nos reunimos e convidamos o Conselho para participar de um espaço democrático, um espaço de controle social, onde conseguimos demonstrar a gestão participativa de maneira transparente”.

“Parabenizo o Conselho pela oportunidade de podermos demonstrar a finalidade da Secretaria. Destacamos questões relacionadas ao funcionamento, quais os mecanismos e aplicações financeiras. Demonstramos a aplicação do recurso financeiro, quais são os usuários e a prioridade na política de assistência no município. Essa gestão integrada é crucial para um planejamento participativo, sobretudo com a participação efetiva do Conselho, que é fundamental, tendo em vista que o Conselho Municipal é uma instância de avaliação e fiscalização”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Ribeiro de Carvalho.