Sábado, 26 de julho de 2025 | 05:28

Matérias - 30/10/2017 | 06h17m

Bombeiros vão deixar Chapada dos Veadeiros

Goiás
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou domingo, 29, que o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, está sob controle e metade dos bombeiros deve deixar o local até o fim deste domingo. A situação da área será verificada novamente na segunda-feira, por um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O anúncio atesta a sinalização positiva dada pelo chefe do parque, Fernando Tatagiba. Também nesta segunda-feira, a totalidade de membros do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) deve ter partido, permanecendo no parque 15 voluntários da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, um esquadrão do Ibama e dois aviões-tanque.

Embora a previsão seja de que as duas aeronaves sejam liberadas dentro de dois dias, no máximo, o ICMBio recomenda que uma delas seja mantida em atividade por uma semana, por precaução. Os voluntários do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, retornaram à sua localidade de origem.