Quatis - 10/11/2017 | 09h25m
Exército fará manobras em Quatis
Quatis
Mais de 500 cadetes e militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) estão no município desde quinta-feira, 9, para realização de exercícios de manobras. Os exercícios serão feitos até a próxima segunda-feira, 13, na área urbana, e até o fim do mês na área rural, mais precisamente na região da estrada de acesso à localidade de Amparo.
Em contrapartida a autorização concedida pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB) para a utilização de alguns logradouros e instalações públicas do Município, 27 profissionais de saúde do Exército, entre médicos, dentistas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, atenderão moradores da cidade. A previsão é de que mais de 200 consultas médicas e odontológicas sejam realizadas neste fim de semana pela equipe da AMAN.
Na área urbana, entre outros pontos onde haverá concentração de militares, estarão os seguintes: pórtico de acesso à cidade para quem vem da Rodovia RJ-159; Praça Teixeira Brandão; Estação de Tratamento de Água; CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias; academia de saúde do bairro Nossa Senhora do Rosário; e os antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), às margens da estrada em direção ao distrito de São Joaquim. No caso da arma de Infantaria, os exercícios terminarão segunda-feira, 13. Com relação às manobras da arma de cavalaria, elas serão feitas pelo menos até o fim de novembro.
Segundo o prefeito Bruno de Souza, o atendimento com médicos e dentistas pelos profissionais do Exército será realizado no sábado, 11, na Clínica da Família, e domingo, 12, no posto de saúde de Falcão, ambos de 8 horas às 12 e de 13 às 16 horas. A equipe da AMAN será formada por 12 médicos, cinco dentistas, seis técnicos de enfermagem e dois farmacêuticos.
No caso das consultas com médicos especialistas, serão atendidos pacientes que foram agendados durante as visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Com relação ao atendimento feito por clínico geral, pediatra e dentista, as consultas serão livres, ou seja, os pacientes não precisam estar com o atendimento marcado.
- Desde o nosso primeiro mandato à frente da administração municipal (2013-2016), as parcerias da prefeitura com a Academia Militar das Agulhas Negras, têm tornado realidade serviços importantes aos próprios moradores. Numa destas parcerias, por exemplo, o Exército cedeu máquinas e caminhões para realização de um mutirão de limpeza em diversos bairros da cidade. No primeiro semestre deste ano, médicos do Exército atenderam dezenas de pessoas na especialidade de proctologia - declarou o prefeito.