Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | 08:22

Quatis - 29/11/2017 | 05h53m

Quatis vai solicitar unidade do SINE

Quatis
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) vai encaminhar nas próximas semanas, ao secretário estadual de Trabalho e Renda, Milton Rattes, um ofício solicitando a implantação de uma unidade do SINE (Sistema Nacional do Emprego). A informação é do secretário de Trabalho e Renda do Município, Vinícius Lima, que participou do VII Encontro de Secretários Municipais de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Geração de Emprego, Trabalho e Renda: Desafios para o Estado e Municípios”. O secretário estadual Milton Rattes também participou do evento.

Segundo Vinícius Lima, a implantação do SINE está inserida entre as prioridades da prefeitura para o atual mandato do prefeito Bruno de Souza (2017-2020), e faz parte das ações previstas no PPA (Plano Plurianual de Investimentos), uma das peças orçamentárias da administração municipal. Ele explica que o objetivo da unidade é facilitar o cadastramento de moradores em busca de uma colocação no mercado de trabalho, encaminhá-los às empresas da região com necessidade de mão de obra e promover a capacitação dos profissionais do município.

- Atualmente, as unidades do SINE mais próximas do nosso Município fica em Porto Real e Resende. Porém, o nosso objetivo é tornar o serviço mais próximo da população de Quatis, agilizando dessa maneira o atendimento aos moradores que estão tentando se colocar profissionalmente. Muitas das vezes, principalmente no caso dos desempregados, os trabalhadores não têm condições sequer de arcar com o custo da passagem de ônibus até o escritório do SINE mais próximo. Com uma unidade funcionando em Quatis, o serviço resolveria até mesmo esse obstáculo que os trabalhadores enfrentam para fazer o cadastramento - declarou Vinícius.

Atualmente, de acordo ainda com o titular da Secretaria de Trabalho e Renda do Município, o atendimento aos trabalhadores desempregados é feita na própria sede da pasta, que funciona no Centro Administrativo da prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Os trabalhadores recebem as informações iniciais e depois são encaminhados a outros municípios do sul fluminense para que possam se cadastrar e disputar as vagas disponibilizadas pelas empresas da região.

Para reforçar o pedido de instalação do SINE, Vinícius Lima informou ao Governo do Estado que a prefeitura disponibilizará as instalações físicas, equipamentos e os funcionários para o atendimento da unidade. A realização de cursos de capacitação profissional é apontada como outro resultado positivo da vinda do SINE. Vinícius explica que, somente a partir deste mês de novembro, a Secretaria de Trabalho e Renda do Estado está disponibilizando, por exemplo, mais de três mil vagas para cursos de capacitação através do Projeto Social Qualifica Brasil, que é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com as administrações estaduais.

- A qualificação é um dos critérios mais importantes na busca de uma vaga no mercado de trabalho, daí o nosso entendimento de que a implantação do SINE tornaria possível também a oferta de cursos de capacitação profissional aos moradores da nossa cidade. O desemprego é uma realidade em grande parte dos municípios brasileiros, mas temos notícias de que muitas vagas de trabalho deixam de ser preenchidas porque os candidatos ao emprego não têm a qualificação exigida pelo empregador - declarou Vinícius Lima.