Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | 12:50

Piraí - 01/12/2017 | 06h23m

Educação de Piraí promoveu Seminário

Piraí
A Secretaria Municipal de Educação promoveu a edição de 2017 do Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a participação da equipe pedagógica, professores de alfabetização e diretores da Rede Municipal de Ensino, no auditório do Ceamtec. O tema deste ano foi O Espaço de Formação - Tecendo Novos Discursos.

A realização do Seminário é um evento tradicional, que finaliza e apresenta os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo no processo de leitura e escrita nas classes iniciais, além de promover palestras e oficinas voltadas à práticas educacionais de alfabetização. O evento contou também com apresentações dos alunos do C. M. Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa.

De acordo com a coordenadora local do PNAIC Nelma Marques de Oliveira Micheloni, esta edição se tornou especial por trazer uma abordagem diferente e focar no protagonismo do professor.
"O evento foi formatado a partir das narrativas, sugestões e demandas dos professores e é um momento significativo, que tem a ver com a escola pública e é exatamente isso que queremos: trazer a escola pública para o debate".

A secretária de Educação Sandra Gomes Simões, destacou o compromisso que a cidade tem com as metas de alfabetização das cerca de 1.500 crianças nas etapas inicias até os oito anos de idade. 
"O município se destaca no cenário estadual com 93% da meta concluída e temos muito o que caminhar ainda porque precisamos atingir os 100% e o caminho é a valorização do professor com nossa política de formação continuada e aprimoramento do trabalho em sala de aula. Este é o nosso compromisso com a população", disse. 

O prefeito Dr. Luiz Antonio também ressaltou o papel do município no fortalecimento das bases escolares.
"Piraí não tem medido esforços para garantir que a formação continuada se dê em todas as áreas. Mais do que nunca precisamos de pessoas alfabetizadas e críticas e é no chão da escola que vamos renovar a esperança de um lugar melhor porque é o que o que o país merece", concluiu.