Matérias - 01/12/2017 | 06h57m
Theresa May faz visita surpresa ao Iraque
Bagdá
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, chegou a Bagdá para uma visita surpresa e foi recebida pelo seu homólogo iraquiano, Haider al Abadi, segundo informaram fontes oficiais.
Esta é a primeira visita de May ao Iraque, país no qual o Reino Unido colabora na ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) como parte da coalizão internacional.
Segundo a emissora de televisão oficial iraquiana Al Iraqiya, no começo do encontro Al Abadi afirmou a May que as relações bilaterais foram testemunha de um desenvolvimento, especialmente na luta contra o terrorismo.
O primeiro-ministro iraquiano disse que a Grã-Bretanha apoiou o Iraque em muitos setores, especialmente na assistência aos deslocados pelo conflito com o EI.
Por sua vez, May destacou que o Reino Unido vai continuar seu apoio ao Iraque em todos os campos e expressou seu desejo de construir relações contínuas com Bagdá, segundo a mesma fonte.
O governo iraquiano garantiu, por meio de uma mensagem no Twitter, que o objetivo do encontro é discutir o papel do Iraque como um jogador-chave para fortalecer o crescimento econômico e a estabilidade na região.
A ofensiva contra o EI está na sua fase final neste país, já que as tropas iraquianas reconquistaram todas as áreas urbanas e agora estão concentradas em restabelecer o controle sobre a região desértica na fronteira síria.