Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | 01:33

Matérias - 06/12/2017 | 09h17m

Agentes de saúde reforçam ações contra dengue

Quatis
Somada ao volume maior de chuvas, que costumam cair com mais intensidade nesta época do ano, o aumento da temperatura durante o verão é fator propício à formação de focos do mosquito transmissor da dengue, segundo especialistas da Fundação Osvaldo Cruz (Rio de Janeiro). Justamente por isso, a prefeitura intensificou a partir desta semana o trabalho de orientação aos moradores sobre os procedimentos para evitar a proliferação do mosquito, além de ampliar o trabalho pela eliminação de objetos com água parada.

Na quinta e na sexta-feira, dias 7 e 8, agentes da Secretaria Municipal de Saúde estarão percorrendo todos os bairros da área urbana para distribuir folhetos informativos sobre os cuidados que devem ser tomados pelos moradores. Os agentes irão de casa em casa conversar com as famílias, pois, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 80% dos focos registrados são encontrados dentro das residências. No caso de encontrarem focos do mosquito transmissor, esses recipientes serão automaticamente eliminados.

Os bairros situados acima da linha férrea receberão a visita dos agentes de saúde quinta-feira, 7, a partir de 8h30min. Nesta data, serão orientadas as famílias dos bairros São Benedito, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Loteamento Boa Vista, Água Espalhada, Jardim Independência, Loteamento Santa Bárbara e Alto das Quaresmeiras. Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde partirão da estação ferroviária.

Sexta-feira, 8, será a vez das famílias do Centro, Mirandópolis, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Bairro Pilotos e Barrinha receberem a visita dos agentes, que vão se concentrar também às 8h30min, na Praça Teixeira Brandão. Nos dois dias, as famílias serão informadas também a respeito dos procedimentos que devem ser tomados contra a zika e chikungunya, doenças cujo vetor é o mesmo da transmissão da dengue. As informações a respeito destas duas doenças (zika e chikungunya) serão transmitidas ainda aos moradores dos bairros da parte alta do município.