Matérias - 08/12/2017 | 10h34m
Ednardo promove seminário para prestação de contas
Pinheiral
O prefeito Ednardo Barbosa, realizou na manhã de quinta-feira, 7, o Seminário Prestação de Contas - 1º ano de gestão. No evento voltado para secretários e diretores de departamento foram apresentadas as principais ações executadas por todos setores no primeiro ano de gestão e também novos projetos para 2018.
O prefeito destacou que mesmo com as dificuldades encontradas, principalmente diante da situação econômica, não impediram o trabalho e importantes conquistas para o município. Entre elas, está a abertura da sala de ultrassonografia, a inauguração de uma nova creche - além de duas outras em fases final implantação no bairro Cruzeiro e na Área Rural. Outra conquista é a ação de desbloqueio da obra para construção da sede da creche do Cruzeiro. Entre as obras, foi exibido imagens no início do ano da prefeitura com estruturas de ferro quando iniciou a Gestão e as ações realizadas para a conclusão da obra da nova sede administrativa da prefeitura, além dos serviços de manutenção de mais de 1,1 mil pontos de iluminação na cidade e a execução da primeira etapa da Operação Tapa Buraco.
“Temos vivido tempos muito difíceis. Temos que fazer conta diariamente, mas mesmo assim, temos muito a comemorar. Por isso, fiz questão de realizar esse seminário para mostrar que estamos realizando o nosso dever de casa e mesmo com as dificuldades financeiras, conseguimos avançar em vários setores. Claro que, ainda temos muita coisa para fazer, mas estamos no caminho e juntos podemos fazer muito mais”, disse o prefeito.
No seminário Ednardo relembrou outras conquistas do ano de 2017 como a chegada de 70 aparelhos para o Hospital Municipal e 522 atendimentos oftalmológicos e distribuição de óculos.
“Outro marco foi a primeira doação de córnea realizada pelo município, assim como, o projeto de descentralização da distribuição de medicamentos iniciado no módulo do bairro Bela Vista para facilitar os moradores. A ideia é que em 2018, outros módulos sejam beneficiados com o projeto”, citou Ednardo.
O prefeito também mostrou alguns dados de atendimentos da saúde como 46 mil atendimentos no Pronto Socorro, 25 mil na Atenção Básica, 10 mil atendimentos com médicos especialistas e cerca de 11 mil atendimentos no Tratamento Fora do Domicilio (TFD).
Outras ações recentes citadas foram as obras de reformas realizadas no Pronto Socorro e nos módulos de saúde (PSF) dos bairros Bela Vista, Centro, São Jorge e Cruzeiro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a aquisição de cinco carros 0 km - sendo quatro para a secretaria de saúde e um para a Secretaria de obras, recuperação e reorganização do transporte escolar, reativação do projeto “Mãos a Horta” e readequação do horário integral.
“A gente sabe o quanto é importante uma alimentação de qualidade, por isso, na Educação entre as ações realizadas fizemos a implantação de cinco refeições na merenda escolar em todas as escolas da rede municipal. Cumprimos nossa meta de fazer a ampliação de programas esportivos nos bairros, como vôlei, futebol, tênis e programa Ativaidade, ginástica olímpica gratuita e diversos campeonatos como os Jogos Interbairros, de Futebol Amador, além de investir em cultura, lazer e turismo. Tanto que, a primeira ação foi a inauguração do Espaço do Artesão e agora fizemos a implantação do projeto “Música nos Bairros”, destacou o prefeito.
Outra importante conquista citada foi a verba para construção de Casa Abrigo - conseguida numa das idas do prefeito a Brasília, o 1º Seminário do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, reativação do Conselho do Meio Ambiente, a dragagem e limpeza do córrego Palmeiras/Rolamão e o pagamento das parcelas deixadas em aberto do Parque Fluvial, além da ligação de luz, água e esgoto do parque pela atual gestão.
A implantação ações inéditas na área ambiental como o 1° Seminário do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a reativação do Conselho do Meio Ambiente e a execução do projeto “+ Educação + Ambiente + Saúde também foram apontados.