Terça-feira, 22 de julho de 2025 | 02:46

Matérias - 08/01/2018 | 08h10m

Falcão: reunião com PM pede mais segurança

Quatis
Em reunião promovida pela prefeitura em Falcão, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) pediu ao tenente Rafael Maximiano, que reforce a segurança ostensiva na comunidade. Distrito de Quatis localizado na zona rural do Município, Falcão faz divisa com a cidade mineira de Passa Vinte, sendo uma das alternativas principais de ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais para quem vem da Via Dutra. O tenente Rafael comanda a companhia da PM responsável pelo policiamento ostensivo de Quatis e Porto Real.

Além desta solicitação, o prefeito reivindicou a reabertura do posto policial de Falcão, cujo alojamento destinado aos agentes da Polícia Militar é cedido pela administração do Município, e colocou a Guarda Municipal à disposição da PM para ampliar a vigilância no distrito, a exemplo do que ocorreu no distrito de São Joaquim.

Outro encaminhamento da reunião foi a realização de gestões da prefeitura junto à prefeitura de Passa Vinte, visando a operação entre as forças de segurança dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais pelo reforço do policiamento na divisa entre as duas cidades.

O encontro em Falcão foi organizado a partir de uma visita de rotina do prefeito Bruno de Souza ao distrito para acompanhar os serviços públicos na comunidade e ouvir as reivindicações dos moradores. Normalmente, pelo menos uma vez por semana, desde o começo do seu mandato, o prefeito visita a zona rural com esses objetivos. Informado de que a questão das drogas e a ocorrência de pequenos delitos começam a preocupar as famílias de Falcão, o prefeito entrou em contato com o comando da Polícia Militar e os vereadores pedindo a realização do encontro.

- Apesar da segurança pública ser uma atribuição dos governos estaduais, a prefeitura não fica de braços cruzados diante dessa situação que vem afetando uma das referências principais de Falcão: a tranquilidade e o cenário bucólico. Uma das propostas da nossa administração é fazer com que a Guarda Municipal atue como força comunitária de segurança, motivo pelo qual podemos colocar a corporação à disposição da PM para garantir a segurança dos moradores. Mas a Polícia Militar tem a responsabilidade de realizar a vigilância ostensiva, daí o nosso apelo ao comando da PM no sentido de que amplie a presença na comunidade - disse o prefeito.

O comandante da companhia encarregada de garantir a segurança ostensiva das populações de Porto Real e Quatis, tenente Rafael Maximiano, destacou, durante o encontro, a importância dos moradores registrarem oficialmente os delitos na delegacia legal que atua no âmbito das duas cidades, “pois geralmente a PM costuma definir o reforço das ações policiais nos pontos que oficialmente apresentarem maior incidência criminal”. Independente dessa providência, ele se comprometeu a encaminhar ao batalhão da corporação em Resende, ao qual a companhia de Porto Real/Quatis é subordinada, a reivindicação dos moradores visando ampliar a presença da PM em Falcão:

- Num primeiro momento, vejo como possível a retomada do funcionamento do DPO de Falcão (Destacamento de Policiamento Ostensivo da PM). Realmente temos deficiência de efetivo e viaturas, mas poderíamos reivindicar que inicialmente pelo menos um policial ficasse de prontidão na unidade, mesmo que o agente de plantão permanecesse em dias alternados e não todos os dias. Este policial poderia sim contar com o auxílio da Guarda Municipal. Destaco ainda que, paralelo a essas medidas, a população deve entrar em contato direto com a sala de operações da Polícia Militar, via contato telefônico, sempre quando perceber ou ocorrer alguma anormalidade no distrito - afirmou o tenente, acrescentando que os números das linhas telefônicas para contatos com a corporação são 3353-4050 e 3353-2344.