Quatis - 15/01/2018 | 06h22m
Lixo: novo calendário prevê recolhimento em Quatis
Quatis
Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a prefeitura divulgou a nova tabela para o recolhimento diário do lixo comum e do lixo reciclável, além do calendário destinado ao recolhimento do lixo hospitalar nas unidades de saúde do município. A coleta dos resíduos sólidos acontece em 18 comunidades, sendo 14 localizadas na área urbana e as outras na zona rural.
Pela nova tabela, as embalagens com o lixo, tanto o reciclável quanto o não reciclável, deverão ser colocados pelos moradores às 5 e 7 horas, respectivamente, em pontos altos na frente das residências, evitando com isso que os resíduos sejam espalhados nas calçadas e nas ruas, antes da passagem do caminhão. A tabela divulgada sobre o recolhimento de lixo pode ser consultada pela população na página da prefeitura na internet, através do endereço www.quatis.rj.gov.br (links serviço, cidadão, coleta de lixo).
De acordo com o novo calendário da Secretaria de Meio Ambiente do Município, a coleta do lixo comum passou a ser realizadas nos seguintes dias e comunidades: domingo (Centro - área comercial); terça-feira, quinta-feira e sábado (Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha); segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada). Na quarta-feira, a tabela prevê o recolhimento do lixo comum também no distrito de São Joaquim e na comunidade quilombola de Santana. Em Falcão e Joaquim Leite, a coleta é feita na segunda-feira.
A nova tabela da coleta seletiva de lixo também está valendo. O recolhimento é feito, seguindo o calendário a seguir: bairros Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandopólis (às segundas-feiras); Santa Bárbara, Jardim Independência e Santo Antônio (às terças-feiras); Barrinha, Pilotos e Centro (às quartas-feiras); Falcão, Joaquim Leite, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada (às quintas-feiras), além de São Joaquim e Santana (ambas nas sextas-feiras).
Com relação à coleta do lixo hospitalar, que acontece duas vezes por semana, ela é realizada de 8 às 17 horas, nas seguintes unidades de saúde: Clínica da Família do bairro Nossa Senhora do Rosário; módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; Casa da Criança e Centro Odontológico (em todos estes locais, nas terças-feiras); Casa da Mulher, Vigilância Sanitária, posto de Falcão e de São Joaquim (nas quintas-feiras). Os moradores que tiveram embalagens de medicamentos com data vencida, seringas e agulhas usadas em casa, deverão encaminhar estes materiais a qualquer uma destas unidades.
Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a bióloga Edna Azevedo destaca a importância das famílias colocarem o lixo em frente às casas, exatamente nos dias previamente estabelecidos para o recolhimento no bairro. Ela reforça ainda o chamado no sentido de que não se deve incinerar (queimar) os lixos e demais detritos.
- O código ambiental do nosso município, que entrou em vigor no ano de 2016, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza, estabelece sanções a quem for flagrado incinerando qualquer tipo de resíduos sólidos. Mas a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura trabalha inicialmente com ações educativas. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente necessário ao bem-estar dos moradores e ao desenvolvimento sustentável do município - disse Edna.