Barra do Piraí - 26/01/2018 | 10h54m
Barra do Piraí convoca 150 professores
Barra do Piraí
Para zerar o déficit de professores da rede municipal de ensino, a prefeitura convocou nesta semana 150 professores de diferentes áreas, aprovados no concurso público de 2016. Mais que ocupar a vaga nas salas de aula, o chamamento de novos docentes proporcionará mais qualidade ao ensino, sobretudo porque era costumeiro que outros profissionais da área assumissem mais de uma turma, o que poderia gerar queda no seu rendimento, apesar de receberem pelo Regime Especial de Trabalho (RET). O prefeito Mario Esteves se reuniu com os educadores chamados, no Royal Sport Club, para dar as boas-vindas ao grupo.
De acordo com o secretário de Recursos Humanos, Alex da Silva Barbosa, o chamamento serviu para suprir a carência apontada pela Secretaria de Educação. Quando questionado a respeito de como ficaria a folha de pagamento e se poderia comprometer os próximos meses, Alex frisou que, com a aposentadoria de alguns professores, foi possível esse ganho.
“Com a convocação, os valores gastos ficam muito próximos, tendo um ganho absurdo em qualidade de ensino. Sempre se criou o costume de pagar com o chamado RET, no qual um professor assumia duas turmas recebendo outro salário. Com esse chamamento, cada turma terá seu professor e com isso qualidade dentro das salas de aula. É um ganho paras todos: professores e alunos”, disse Alex.
No encontro com os convocados, a secretária de Educação, Glória Guimarães, emocionou-se ao falar da satisfação em zerar o déficit de professores que há na rede municipal de ensino.
“Faço parte desta rede, como professora concursada, há mais de 32 anos, ou seja, para mim é duplamente uma emoção testemunhar o momento em que um governo assume a Educação como prioridade e toma uma atitude dessa magnitude, para que todas salas de aula, em todas disciplinas, tenham seus professores. No ano passado quando assumi a secretaria, encontramos uma estrutura destroçada. Hoje vemos um grande salto não só com a convocação de 150 educadores, mas também, as reformas das escolas. Estamos avançando a passos largos”, comemorou a ex-diretora, com lágrimas nos olhos.
O chefe do Executivo destacou o esforço do governo municipal para tornar possível uma contratação com esse contingente de profissionais.
“Em 2017, ao assumirmos a prefeitura, encontramos uma dívida consolidada de mais de R$ 70 milhões. Havia um verdadeiro colapso nas finanças do município, de modo que precisamos naquele momento, aplicar o remédio amargo, mas que cura. Os resultados estão aí: fechamos o ano no azul, mesmo com a queda de quase R$ 40 milhões na arrecadação e, agora conseguimos avançar para a Educação, criando centenas de vagas no último concurso, para que seja possível essa grande convocação. É um momento histórico”, finalizou o prefeito.