Matérias - 31/01/2018 | 10h46m
Casarão de Arrozal é reinaugurado
Piraí
O Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores, localizado no distrito de Arrozal, em Piraí, foi reinaugurado na manhã de terça-feira, 30. O local, que é um ícone cultural e um importante patrimônio histórico, passou por obras de reforma e conservação e agora abre as portas para receber a comunidade e se reafirmar como um ponto turístico da região.
O evento contou com a presença do governador do estado do Rio Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Piraí Dr. Luiz Antonio, o vice Francisco Perota e o secretariado, o bispo diocesano de Barra do Piraí-Volta Redonda D. Francisco Biasin, e também com a irmã Elizabeth Alves e a primeira dama do estado Maria Lúcia Cautiero Horta, que representam a presidência do novo local. Além disso, representantes das empresas patrocinadoras Light e Petrobras, da secretaria de Cultura do Estado e de cidades da região também estiveram presentes.
O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância do ícone arquitetônico para a cidade.
"A cultura irradia para todos os lados, anima a sociedade e faz as pessoas refletirem. É muito importante termos esse marco histórico, já que o trabalho desenvolvido aqui benefecia toda sociedade arrozalense, atraindo novas pessoas, turistas que vem para conhecer a cultura local e também trazendo o dinamismo do ponto vista econômico.", disse.
O governador do estado Luiz Fernando Pezão destacou o trabalho dos envolvidos no projeto.
"É uma felicidade imensa retornar aqui como governador e começar este meu último ano de mandato entregando uma obra dessa qualidade, agradeço a todos envolvidos no projeto e principalmente à irmã Elizabeth Alves, que é de uma grandeza", disse.
Para Irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, e proponente do projeto cultural e gestora do espaço, o momento é de valorização.
"O Casarão tem seu valor histórico riquíssimo e ainda representa hoje uma ressurreição da cultura local, trazendo várias pessoas de diversos segmentos e lugares, mostrando que é unindo forças que vamos promover este lugar como o berço cultural que é".
A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação da Banda Santa Cecília Arrozalense e apresentações de movimentos culturais que também terão o prédio histórico como ponto de referência de suas atividades: o projeto Piraí Musical, o grupo de Dança Poder do Ritmo e o Jongo de Arrozal.
O público pôde fazer a primeira visitação no local reformado e conferir o museu, obras de arte, artesanato, o espaço destinado à Pastoral da Criança o Café. Francisca Torres, moradora de Arrozal, disse estar muito animada com o novo local.
"O casarão é muito importante para a comunidade, é um espaço para incentivar a cultura e o trabalho, podendo movimentar o distrito e ser uma fonte de renda para nós", disse Francisca.