Segunda-feira, 21 de julho de 2025 | 15:03

Três Rios - 02/02/2018 | 07h09m

Três Rios lança Atlas produzido pela UERJ

Três Rios
A prefeitura deu as boas vindas aos professores da rede municipal de ensino para mais um ano letivo quinta-feira, 1º. O encontro de educadores marcou o lançamento do Atlas de Três Rios, produzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O material de excelência é uma grande conquista para o município, pois é o retrato da geografia e história da cidade.

O Atlas de Três Rios servirá como um importante instrumento de trabalho para os professores, visando melhor aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino, além de ser utilizado pela população em geral. Inicialmente, a prefeitura disponibilizará cinco mil cópias do Atlas, que será distribuído nas escolas e Biblioteca Municipal. O Atlas também estará disponível para download no site da EdUERJ.

O professor Glaucio José Marafon - pesquisador, doutor em Geografia pela UFRJ, coordenador do curso de Geografia da UERJ pelo Cederj e editor da Revista Geo da UERJ - esteve no encontro e ministrou uma palestra para os educadores.
"O Atlas de Três Rios foi elaborado por alunos da graduação, mestrado e doutorado da UERJ. Foi um intenso trabalho de pesquisa."

De acordo com a secretária de Educação de Três Rios, Helida Siqueira, o Atlas será utilizado em todas as disciplinas da grade curricular.
"Oferecer instrumentos de trabalho para os professores é valorizá-los e respeitá-los. Hoje, em parceria com a UERJ e Cederj, daremos a oportunidade dos nossos alunos terem acesso a um material de qualidade", disse. 

O prefeito Josimar Salles se mostrou orgulhoso com o lançamento do Atlas de Três Rios.
"Quem não preserva sua história, não valoriza a vida e perde sua origem. O Atlas de Três Rios é o retrato da nossa geografia e história. Fiquei surpreendido com a qualidade do Atlas. É um material muito didático, de fácil entendimento, com um conteúdo excelente e graficamente muito bem produzido. Todo esse brilhante trabalho de pesquisa da UERJ é mais uma grande conquista para nossa cidade".

Durante o encontro, o prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo municipal inaugura, até abril, a reforma de nove escolas municipais.

"A educação é um dos pilares do nosso governo. É a semente que brota no nosso coração e nos faz sonhar. Somente a educação e o trabalho podem transformar vidas", destacou o prefeito.

O evento contou ainda com a presença da diretora do Cederj Três Rios, Ana Paula Rocha, da coordenadora de Recursos Humanos do Cederj, Roseli Domingues, da coordenadora do curso de Geografia do Cederj, Valdineia Teixeira, e da coordenadora pedagógica Marinete da Silva Bernardes.