Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 | 20:03

Matérias - 09/02/2018 | 08h56m

Artesãos de Pinheiral realizam cadastro

Pinheiral
Os artesãos do município tiveram a oportunidade de realizar o cadastro no programa Estadual “Artesanato em Movimento”. A ação que contou com o cadastramento de mais de 50 artesãos foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, da prefeitura.

Uma solenidade de abertura foi promovida para marcar a nova iniciativa em prol dos artesãos com a presença do prefeito Ednardo Barbosa, da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, do presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Ubirajara Vaz, da subsecretaria do Estado de Turismo, Néa Mariozz, do vereador e líder de Governo, Magno Vicente do secretário municipal Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Barbosa. Participaram ainda a chefe do Departamento de Turismo, Tânia Amorim e do chefe do Departamento de Lazer, Antônio Carlos de Almeida.

O prefeito acompanhou a palestra sobre o programa realizada pela subsecretaria do Estado de Turismo, Néa Mariozz.
“Agora nossos artesãos terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades para gerar renda e mostrar sua arte em feiras e eventos também no Rio de Janeiro. Queria também agradecer todo empenho de nossos artesãos por terem confiado em nossa gestão”, disse Ednardo.

O prefeito aproveitou para anunciar novas melhorias previstas para os artesãos da cidade.
“Queria agradecer ao senhor Ubirajara Vaz, por estar aqui mais uma vez, sendo um parceiro do município e colocando o espaço da sede campestre da AAPPVR à disposição dos artesãos do município. Queria agradecer também aos artesãos, pois sempre se colocaram presente nos eventos promovidos como no aniversário da cidade, o Programa Domingo de Diversão e Compras e, em vários outros eventos. Queria agradecer todo empenho e parceria que eles estão tendo com nossa gestão. Estamos comprando mesas próprias para os artesãos e esperamos expandir a Feira de Artesanato junto com a feira dos Produtores Rurais para a praça próxima a sede da prefeitura, talvez de 15 em 15 dias”, anunciou o prefeito.

A subsecretária do Estado de Turismo destacou a importância dos artesãos num momento de crise financeira.
“O turismo do Rio de Janeiro hoje é uma saída do momento econômico que estamos vivendo. É uma forma de trazer o dinheiro para dentro do Estado. Perdemos muito dinheiro por causa da crise do petróleo e a saída eminente é o turismo. O artesanato vem de encontro com esse turismo, os turistas querem consumir esses produtos, mas nada industrializado, eles procuram produtos feitos a mão. Estamos procurando reverenciar a história do nosso estado através das obras”, disse Néa Mariozz.

O programa tem o objetivo de reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. O programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado.

Artesãos ganham local para expor e vender seus produtos
O presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (APPVR), Ubirajara Vaz, colocou a disposição um espaço na área campestre da associação, localizada em Pinheiral, para os artesãos comercializarem seus produtos.

“Temos uma sede campestre em Pinheiral e está à disposição do grupo de artesanato que queria fazer uso, claro com aviso prévio. Realizamos de três em três meses a Feira da Roça e contaremos com a presença de todos artesãos de Pinheiral”, disse Ubirajara.