Porto Real - 24/02/2018 | 07h47m
Defesa Civil monitora chuvas em Porto Real
Porto Real
Segundo a Defesa Civil, o verão é um período bastante favorável para a incidência de chuvas intensas. Quarta-feira, 21, o pluviômetro instalado no bairro Parque Mariana registrou 50 mm, enquanto o pluviômetro automático instalado no Hospital Municipal São Francisco de Assis marcou 40 mm. O índice registrado em Bulhões foi menor, cerca de 25 mm. Os bairros apresentaram esses índices referentes a uma precipitação de menos de uma hora.
Conforme a classificação do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) esses números são considerados índices pluviométricos elevados, pois essa quantidade de chuva em pouco tempo sobrecarrega o sistema de drenagem existente.
“Houve pequenos casos de alagamentos nos bairros Parque Mariana e Novo Horizonte e queda parcial de uma árvore, causando danos ao telhado do vestiário da quadra da Escola Cruz e Souza. No entanto não houve nenhum registro de acidentes com vítimas. Segundo os institutos oficiais de meteorologia a previsão do tempo é que a probabilidade de chuva seja reduzida gradativamente até domingo”, relatou o diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza.
Em caso de alagamentos e outras ocorrências devido às fortes chuvas a Defesa Civil pode ser acionada durante 24 horas. O telefone da Defesa Civil é (24) 3353-3537 (segunda a sexta). À noite, finais de semana e feriados o telefone é (24) 3353-1245.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos relatou que a área crítica de escoamento do bairro Parque Mariana é correspondente ao trecho entre as ruas Custódio José de Mello e Saturnino Braga. Conforme relatou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, o projeto de drenagem para solucionar o problema está pronto e encaminhado à engenharia da Caixa Econômica Federal.
“Estamos aguardando a aprovação do orçamento para a execução das obras. São recursos federais de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis. Tão logo haja o parecer favorável, daremos início ao processo licitatório para contratação da empresa que executará as obras. O local foi avaliado pela Caixa e a expectativa é que as melhorias comecem no mês de abril”, relatou Luiz Tavares.