Barra do Piraí - 07/03/2018 | 05h36m
Barra do Piraí vacinou contra brucelose bovina
Barra do Piraí
A Secretaria de Agricultura realizou a vacinação contra brucelose em bovinos em áreas rurais da cidade. As doses foram aplicadas pela equipe da Vigilância Sanitária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Rio de Janeiro (Emater) e Defesa Sanitária, sob a supervisão da Agricultura.
A brucelose bovina é uma doença infecciosa dos animais e do homem (zoonose), de relevância mundial, causada por Brucella abortus. É uma das principais causas de abortos, acompanhada algumas vezes de infertilidade temporária ou permanente, nas fêmeas, causando grandes perdas econômicas. Por conta desta moléstia, há necessidade de prevenção em dose única, da vacina, em bezerras de três a oito meses de idade.
Segundo o secretário de Agricultura, José Mauro Leite Lima, a campanha pretende alcançar os produtores de corte e de leite no tocante à prevenção e ao avanço da doença.
“A nova gestão preocupa-se com o produtor rural e entende que em nossa cidade, boa parte da economia local advém desses pecuaristas. Por isso, é muito importante a vacinação contra brucelose e também febre aftosa, tendo em vista que é um procedimento gratuito oferecido pela prefeitura”, explicou.
Para que todo produtor rural tenha acesso à campanha, as etapas de vacinação serão retomadas em abril, com a brucelose, e em maio, com a febre aftosa. Interessados em vacinar seu gado devem procurar a Secretaria de Agricultura para fazer o cadastro.