Sábado, 19 de julho de 2025 | 21:04

Matérias - 19/04/2018 | 09h36m

Guarda Municipal orienta motoristas sobre infrações

Quatis
Com objetivo de orientar os proprietários de veículos sobre a importância do respeito às normas de segurança no sistema viário da cidade e quanto à aplicação das penalidades previstas pelo código brasileiro de trânsito, que está prevista para começar ainda neste semestre, a Guarda Municipal iniciou nesta semana mais uma campanha educativa junto aos motoristas. Nesta campanha, os agentes da corporação estão afixando adesivos nos veículos estacionados de forma irregular.

Através da afixação destes adesivos, conforme disse o comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista, os motoristas estão sendo informados sobre a irregularidade constatada pelo guarda e de que em breve a corporação vai iniciar a aplicação de multas, de acordo com as medidas estabelecidas pelo código de trânsito.

O início da aplicação das penalidades - que a princípio estava planejada para o final do ano passado - depende apenas da chegada dos equipamentos de informática que foram comprados pela prefeitura para o funcionamento da JARI (Junta Administrativa de Recursos Infracionais). A princípio, a JARI será o órgão da Secretaria Municipal de Ordem Urbana encarregada de receber e julgar recursos de motoristas contra as punições determinadas pelos guardas de trânsito. A junta vai funcionar na Rua João Tibúrcio, no Centro, nas antigas instalações da Guarda Municipal.

Nesta semana, os agentes estão atuando prioritariamente nos bairros Mirandópolis e no Centro, além da Avenida Victor Marcondes Sampaio, via principal dos bairros situados acima da linha férrea, na parte alta do município e que faz parte do itinerário dos ônibus das linhas intermunicipais responsáveis pelo transporte de passageiros para as cidades de Barra Mansa, Resende, Volta Redonda e Porto Real.

- Na sexta-feira, vamos fechar o balanço parcial sobre a quantidade de veículos encontrados estacionados de forma irregular nos primeiros quatro dias desta campanha de advertência, pois o trabalho de orientação começou terça-feira, 17. Mas existem informações preliminares de que foram detectadas infrações no primeiro dia da campanha, a maioria delas relacionadas a estacionamento irregular. Nosso objetivo é dar ciência aos motoristas de que a qualquer momento vamos iniciar a aplicação das penalidades fixadas na legislação para as irregularidades no trânsito - declarou o comandante Eurico, acrescentando que a atual campanha vai ser feita até o começo de maio.

Atualmente, o trabalho de controle e fiscalização no trânsito do município é feito por nove agentes especialmente treinados para a vigilância no sistema viário da cidade, incluindo o poder de aplicar multas. Os guardas passaram por dois treinamentos destinados à realização deste trabalho, o mais recente deles ocorrido em dezembro do ano passado, no CIEP Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). Este treinamento foi ministrado por agentes de trânsito da prefeitura de Barra Mansa, com carga horária de 32 horas.

O trabalho de vigilância no trânsito é feito de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas. Aos sábados, os agentes atuam de 7 às 13 horas. Quatro guardas atuam em cada um destes turnos, sob a coordenação de um supervisor. Dos 81 guardas municipais que integram o efetivo atual da corporação, 25 deles são capacitados para trabalhar no trânsito. Isso significa que o número de guardas destinados à fiscalização das normas de segurança no sistema viário - que atualmente está em nove - poderá ser ampliado, mediante a comprovação da necessidade desta medida.