Sábado, 19 de julho de 2025 | 08:46

Porto Real - 26/04/2018 | 08h11m

Porto Real sediou encontro do PAM-RAN

Porto Real
Visando a troca de experiências sobre assuntos que envolvem situações emergenciais, desastres naturais e incêndios, o município sediou a reunião do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN). A iniciativa que envolve grandes empresas, defesas civis municipais e o Corpo de Bombeiros Militar, ocorreu na Secretaria de Obras e Serviços Públicos e debateu ações que podem ser empregadas em conjunto pelos participantes.

Para o diretor de Defesa Civil de Porto Real, Leandro Augusto de Souza, a participação no PAM-RAN permite que o departamento auxilie externamente em sinistros diversos, principalmente em combate a incêndios.
“As empresas participantes têm total aval do Corpo de Bombeiros, que aciona o Plano no caso de grandes emergências”, diz, ressaltando que essa interação favorece bastante para se tornarem multiplicadores dos assuntos abordados nos encontros.

Membro do PAM-RAN, o secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, salientou a importância do plano para o município.
“Estamos sempre atentos às emergências da cidade e vemos essa parceria com o PAM-RAN como um “plano de saúde”, que além de nos ajudar com o fornecimento de informações, também nos assessora com as estratégias a serem empregadas”, argumentou. Ele registra ainda que o grande destaque da Secretaria são os agentes que atuam diretamente no local do problema para promover a segurança e a tranquilidade da população.

Ocorridas de forma itinerante e bimestral, as reuniões do Plano visam à integração dos envolvidos, para que juntos possam compartilhar recursos humanos e materiais em situação de emergências.

O PAM-RAN envolve 11 empresas da Região das Agulhas Negras, além de membros das defesas civis dos três municípios, sob a coordenação geral do 23°Grupamento de Bombeiros Militar de Resende (GBM). As empresas participantes são: Grupo PSA Brasil, Archroma, Guardian do Brasil, Hyunday, Industrias Nucleares do Brasil (INB), MAM Latin América - Volkswagem Caminhões, Michelin, Nissan do Brasil, Pernod-Ricard,  Olfar e Transmoreno.