Matérias - 02/05/2018 | 08h02m
Hospital Municipal realiza curso de instrumentação cirúrgica
Porto Real
A Secretaria de Saúde está promovendo um curso de capacitação em instrumentação cirúrgica para 18 profissionais de saúde do Hospital Municipal. A capacitação tem uma duração de 320 horas e conta com diversos profissionais, entre eles: técnicos de enfermagem e auxiliares de transporte interno (maqueiros) e estagiários.
Segundo a enfermeira Márcia Sebold, que ministra as aulas junto com a enfermeira Simone Leal, o objetivo é que os capacitados auxilie os médicos através do fornecimento dos materiais durante os procedimentos realizados pelo Hospital Municipal.
“Através dessa capacitação, conseguimos aprimorar os serviços prestados pelo Hospital Municipal, permitindo o acesso do profissional de saúde ao centro cirúrgico. Desse modo, desmistificamos o ambiente e proporcionamos uma cooperação mais eficaz e além disso, o profissional capacitado tem em seu currículo mais um requisito importante para o enfrentamento do mercado de trabalho”, disse Márcia, que completou ressaltando a legalidade do curso. “Estamos dentro de todos os parâmetros legais, com aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos abordados estão: noções de infecção hospitalar; segurança do paciente cirúrgico; dinâmica do bloco cirúrgico; central de material e esterilização; Recuperação Pós-Anestésica (RPA); fluxo e funcionamento do centro cirúrgico e a própria instrumentação.”
“O curso possui processo de avaliação e o aluno é passível de reprovação. Os alunos devem ter 75% de presença e ao final do curso terão uma formatura. Os profissionais estudam as disciplinas a fundo, com uso de livros e material didático. Além disso, assistem aos seminários e também realizam estágios em outros hospitais. Estamos em constante preocupação com o aprimoramento de cada profissional de saúde. Muito além de melhorar os serviços prestados, buscamos incentivar e valorizar os profissionais. Dessa maneira a população, no que se refere aos serviços de saúde é maior beneficiada. O próximo objetivo, ao final do curso de instrumentação cirúrgica, que termina em agosto, é realizar nessas mesmas características, cursos de terapia intensiva e de urgência e emergência”, declarou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.