Três Rios - 02/05/2018 | 08h16m
Três Rios normaliza coleta de lixo
Três Rios
Dar a destinação adequada ao lixo gerado na cidade: este é há décadas, um dos maiores desafios dos municípios brasileiros. Em Três Rios, uma ação do INEA determinou a interdição do lixão da cidade que funciona há vários anos no local e o município teve a coleta prejudicada. Imediatamente, o governo deu início ao processo de desativação do lixão, que foi isolado e está sendo monitorado 24 horas.
Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura havia iniciado o plano de ação para desativação do lixão, inclusive com publicação de edital para licitação da coleta e destinação final dos resíduos sólidos que deveria ter ocorrido no dia 25 de abril. Entretanto, o processo foi adiado conforme orientações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
A secretária municipal de Meio Ambiente, Alice Hagge, protocolou no INEA e na Secretaria Estadual do Ambiente, ofício informando a desativação do vazadouro e solicitando a desinterdição da área para início do trabalho de recuperação da área que recebe lixo há mais de 20 anos. - Fizemos a contratação emergencial para destinação final dos resíduos sólidos, enquanto aguardamos manifestação do TCE para dar prosseguimento ao processo licitatório. Protocolamos documentação no INEA para a desinterdição e recuperação da área - disse.