Sábado, 19 de julho de 2025 | 01:33

Itatiaia - 07/05/2018 | 06h15m

Escolas de Itatiaia comemoram Dia da Matemática

Itatiaia
O Dia da Matemática, 6 de maio, será comemorado pela Rede Municipal de Ensino com atividades em todas as Unidades do Município. A programação será desenvolvida quarta-feira, 9, e contará com uma série de oficinas e gincanas voltadas para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades vão das mais simples até as mais complexas com objetivo de despertar o raciocínio dos estudantes.

- O número de oficinas varia de uma unidade escolar para outra, conforme o número de professores de Matemática que atuam em cada escola e sua proposta, debatida entre professores e orientadores pedagógicos. Todas variam em grau de dificuldade e conteúdo de Matemática abordado conforme o professor responsável pela oficina avalia as possibilidades em cada unidade escolar - explica o professor e implementador do projeto, Dimas Moraes.

Como conta o professor, cada unidade escolar terá uma proposta diferente. No Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, por exemplo, estão programadas mais de 10 oficinas, entre elas estão a Gincana Caça ao Tesouro (expressões numéricas), Plano Cartesiano, Bingo Matemático, Relógio de Sol, Dominó das Quatro Operações, jogos de tabuleiro, Xadrex, Labirinto, Pontinhos, Raciocínio Lógico, Pega Vareta, Translação e Jogo da Velha Humano.

- Um dos objetivos é diminuir a resistência que os alunos têm em relação à matemática. Quando os estudantes se interessam mais pelo assunto, eles aprendem mais e através desse projeto queremos possibilitar uma forma de aprendizagem diferenciada em relação ao formato convencional da sala de aula, finalizou Dimas.