Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | 04:50

Quatis - 11/05/2018 | 20h44m

Quatis cadastra servidores para doação de sangue

Quatis
Até a tarde de quinta-feira, 10, 15 servidores da prefeitura tinham sido cadastrados pela Secretaria de Saúde para se tornarem doadores permanentes de sangue da cidade. Lotados em várias repartições públicas da cidade, os funcionários atenderam ao chamado da prefeitura, divulgado no final do mês passado, com objetivo de cadastrar moradores para doarem sangue nos hemonúcleos de Resende e Barra Mansa. Qualquer morador pode se cadastrar e as inscrições ainda se encontram abertas, sem um prazo determinado para terminar.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, reafirmou as informações segundo as quais o cadastramento das pessoas que querem doar sangue pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no Centro Administrativo da prefeitura. O planejamento da pasta prevê que as doações acontecerão pelo menos uma vez por mês, em cada um dos dois hemonúcleos (Resende e Barra Mansa). A primeira doação está sendo programada para a próxima semana, no hemonúcleo de Resende, quando um grupo de moradores cadastrados será transportado até esta unidade médica por um veículo da própria Secretaria de Saúde de Quatis.

- Em nome da administração do prefeito Bruno de Souza, a Secretaria Municipal de Saúde manifesta publicamente o seu agradecimento aos voluntários que se colocaram à disposição para tornar realidade este gesto grandioso de amor à vida. Reforçamos ainda o nosso chamado a quem ainda não se cadastrou, uma vez que quanto maior for o número de doadores, melhor será. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, daí o nosso compromisso em criar mais esta ação importante, principalmente porque os chamados bancos de sangue sempre estão precisando aumentar o estoque de sangue visando atender as unidades médicas da própria região, disse Ana Lúcia.

Os requisitos necessários a se tornar um doador de sangue são os seguintes: estar em boas condições de saúde; ter idade de 16 a 29 anos (no caso das pessoas com mais de 60 anos, ela deverá ter feito pelo menos uma doação antes desta idade); peso mínimo de 50 quilos; dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores; e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, entre outros critérios.