Quatis - 25/05/2018 | 07h30m
Escolas suspendem funcionamento em Quatis
Quatis
O prefeito Bruno de Souza (MDB) determinou na tarde de quinta-feira, 24, a paralisação do funcionamento das escolas e creches municipais da área urbana, a partir de sexta-feira, 25. Pela manhã, o prefeito havia anunciado a paralisação das quatro escolas situadas na zona rural.
Estas medidas foram anunciadas pelo prefeito, devido à redução do estoque de combustíveis na região sul fluminense, provocada pela greve nacional dos caminhoneiros, o que afeta diretamente a circulação dos veículos do sistema de transporte escolar do Município e o deslocamento dos professores até as unidades de ensino, uma vez que a maioria dos funcionários da área de Educação mora em outras cidades. Em algumas destas cidades, as empresas concessionárias do transporte coletivo divulgaram a redução da frota de ônibus nas ruas.
A decisão de suspender as aulas na rede municipal de ensino foi tomada durante um encontro do próprio prefeito com a secretária de Educação do Município, professora Alessandra de Almeida, no Centro Administrativo da prefeitura. A retomada ou não das aulas na segunda-feira, 28, dependerá dos rumos deste movimento grevista, no fim de semana.
Com relação à provável retomada das aulas na segunda-feira, 28, a população será informada no fim de semana, pela própria prefeitura, qualquer que seja a decisão (se as escolas e creches abrirão ou não), através dos meios de comunicação com alcance em Quatis, incluindo o site e a página da administração municipal no facebook. Os endereços eletrônicos da prefeitura na internet são: Prefeitura de Quatis (facebook) e www.quatis.rj.gov.br (site).
A rede municipal em Quatis atende atualmente 2.554 estudantes da educação matriculados em dez escolas e duas creches municipais. As escolas municipais são as seguintes: CIEP Municipalizado Maria Helena Rafael De Elias, Julieta Sampaio, Pessoa de Barros (as três, no Centro), Henry Nestlé (São Benedito), Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Irmã Elizabeth Alves - foto (comunidade quilombola de Santana), as quatro últimas situadas na zona rural. Já as creches Adriana Maria de Souza Cruz e Conceição Aparecida Pena se localizam, respectivamente, nos bairros Santa Bárbara e Jardim Pollastri.