Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | 07:54

Matérias - 15/06/2018 | 07h49m

Centro de Referência realiza atendimento para idosos

Quatis
As denúncias de violência e violação dos direitos dos moradores de Quatis com mais de 60 anos de idade no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço, pessoalmente, ou através do telefone 3353-6122. O CREAS funciona na Rua coronel José Leite, 172, Centro, próximo ao trecho da linha férrea que dá acesso aos bairros situados na parte alta do Município.

Em Quatis, as atividades pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa serão realizadas a partir de quinta-feira, 14.

No CREAS, a equipe responsável pelo atendimento, encaminhamento aos órgãos competentes e acompanhamento dos procedimentos relacionados aos casos registrados é feito por uma equipe de quatro profissionais especializados, sendo três assistentes sociais e uma psicóloga. A coordenadora deste serviço pela prefeitura, Flávia Paiva, informa que as denúncias podem ser anônimas, “e, portanto, o sigilo é garantido”.

Entre os serviços prestados às vítimas e aos seus familiares, estão o acolhimento das reclamações, a adoção de medidas visando o registro na Polícia Civil e a inserção dos idosos nos programas sociais da prefeitura voltados ao segmento da terceira idade. O CREAS dispõe ainda de uma assessoria jurídica para acompanhar as situações registradas no órgão. Por outro lado, existem os programas sociais voltados ao público da terceira idade, principalmente nas áreas de assistência social, cultura, esportes e educação, entre outros.

As denúncias podem ser feitas também, no mesmo horário de funcionamento do CREAS, isto é, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo do Município.

Outro espaço para a comunicação dos registros é o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujas reuniões acontecem uma vez por mês, a partir de 9 horas, no auditório da prefeitura. A próxima reunião será realizada quinta-feira, 21. Os outros encontros do conselho em 2018 vão acontecer nos dias 19 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 20 de dezembro.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que atualmente o número de habitantes do Brasil com mais de 60 anos de idade forma uma parcela de 9,3% de toda população do país. Segundo técnicos do instituto, em 2025, ou seja, daqui a sete anos, o segmento da terceira idade deverá alcançar 15,1%.