Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | 07:21

Resende - 18/06/2018 | 10h28m

Resende promove debate sobre resíduos sólidos

Resende
A população terá a oportunidade de conhecer e debater, terça-feira, 19, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que será apresentado durante uma oficina pública, promovida através de uma parceria entre a prefeitura e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

O evento, que contará com a participação de autoridades municipais, do presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, de representantes da empresa Deméter Engenharia Ltda, responsável pela elaboração do Plano, e de diversos profissionais da área, além da sociedade civil, será realizado às 14h, na sede da Agevap, localizada no bairro Manejo.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o processo de acompanhamento e revisão dos produtos do Plano é feito de forma constante por uma equipe multidisciplinar da prefeitura e da Agência do Meio Ambiente. Agora, com a realização da oficina pública, a sociedade também poderá participar, conhecendo e debatendo a “etapa de diagnóstico do plano”, que será apresentado ao público presente no evento.

- Todo processo de elaboração do PMGIRS é importante, mas este momento, que é a promoção da oficina pública, é o mais relevante, pois agrega a opinião da população sobre um assunto que está no dia a dia de todo mundo, mas nem sempre tem a atenção que merece - disse Wilson Moura.

Diagnóstico
O diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Resende foi elaborado com base em visitas técnicas realizadas em empresas, órgãos públicos e na cooperativa de catadores, além da aplicação de questionários em diferentes ambientes e da realização de reuniões com gestores públicos e privados envolvidos na gestão dos resíduos sólidos.

Nele, os resíduos são classificados segundo suas origens, características, periculosidade e riscos. O diagnóstico também analisa e classifica os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, fazendo também uma síntese dos equipamentos e infraestrutura que compõem o sistema.

A presença de lixeiras públicas ou comunitárias e a forma de acondicionamento do lixo também são consideradas no diagnóstico, assim como o transporte, calendário de coleta e descarte do lixo no aterro controlado, e o funcionamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva, desenvolvido em parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR).

Para conhecer o diagnóstico na íntegra, versão para consulta pública, acesse: http://resendepmgirs.wixsite.com/pmgirs/downloads