Matérias - 22/06/2018 | 18h34m
Assistência Social promoveu Fórum para Idosos
Barra do Piraí
A Secretaria de Assistência Social realizou em comemoração ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o I Fórum de Políticas Públicas para Idosos. O evento aconteceu no Barra Tênis Clube e contou com a presença de representantes das áreas de assistência social, saúde e jurídica.
Com o tema “Apresentação dos Serviços Oferecidos aos Idosos do Município de Barra do Piraí”. A explanação foi voltada principalmente para as partes de atenção de saúde mental e física, além dos direitos da população acima de 60 anos, focando em como identificar e evitar os tipos de violências sofridos.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Vera Lucia Campos, contou sobre a reformulação na atenção básica fornecida aos idosos barrenses.
"Agora, a população está criando uma consciência maior. Através dos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras), nossos moradores conseguem ter um respaldo do município em questões de necessidades básicas, garantindo a própria cidadania", destacou.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Daniella de Oliveira, reforçou a necessidade do entendimento por parte da população sobre os direitos.
“As pessoas precisam entender que não existe apenas um tipo de violência. A violência física, principalmente no meio familiar é a mais frequente, mas existe a violência psicológica, a patrimonial e a institucional, que são pouco divulgadas. Nosso dever é detectar e tentar erradicar todos os tipos”, salientou.
Em sua fala, a secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, comemorou as conquistas e ressaltou que muito ainda será feito.
“A Assistência Social tem lutado para garantir o direito dos idosos. Nossas principais metas são a prevenção, a promoção de autonomia, o envelhecimento saudável e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Estou feliz com a realização desse primeiro fórum. É gratificante ver todo o avanço que tivemos, mas nossa luta é diária. Evoluímos muito e vamos evoluir ainda mais”, finalizou.
Representando o chefe do Executivo, o vice-prefeito, João Camerano, recordou uma história que marcou sua vida.
"Sou médico e um dia estava atendendo num hospital quando encontrei um professor que tinha me dado aula. Perguntei a ele, que estava idoso, no que podia ajudá-lo e a resposta foi: ''Fome. Meu problema é que estou com fome''. A família o havia abandonado, porque ele estava em idade avançada. Essa história me marcou para sempre. Não podemos aceitar calados, que os idosos sofram esse tipo de violência e a pior delas, talvez, seja o abandono", disse.