Matérias - 25/06/2018 | 09h54m
Limpa Rio beneficia moradores de Ipiabas
Barra do Piraí
O programa “Limpa Rio”, do Governo do Estado - em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, de Água e Esgoto e de Ambiente, da prefeitura -, está beneficiando os moradores do distrito de Ipiabas.
Através da limpeza de córregos e retirando obstruções em cursos d’água naquele local, a iniciativa visa prevenir maiores catástrofes ambientais provenientes do assoreamento de rio e mananciais. O programa beneficiou mananciais em Ipiabas, Lago Azul, São José, Califórnia e Dr Mesquita.
Desde 2011, o “Limpa Rio’ vem atuando em diferentes cidades do estado, beneficiando mais de 72 delas a partir de parcerias com as prefeituras. Através da diretoria de Recuperação Ambiental, do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), há manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. As demandas são identificadas a partir de requerimentos das prefeituras locais, associações de moradores, representantes de comunidades, ou por requerimentos à ouvidoria do Inea.
E é o que vem ocorrendo em Barra do Piraí. A partir de uma força tarefa envolvendo as pastas de Serviços Públicos, de Água e Esgoto e de Ambiente, o programa chegou até Ipiabas, onde, na tarde de quinta-feira, 21, vários dejetos foram retirados de cursos d’água que cortam a estrada RJ 137.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Baptista, era um desejo dos moradores e a demanda precisava ser feita para que maiores complicações fossem evitadas.
“Fizemos o projeto ‘Cidade Limpa’ lá em Ipiabas e constatamos que havia essa demanda. Foi, então, que entramos em contato com a Secretaria de Ambiente, através de memorando, onde eles entraram em contato com o Inea. Essa junção das secretarias mostra que estamos trabalhando em conjunto para o bem da população. E isso só vai trazer benefícios aos moradores”, frisa Rodrigo.
Com a necessidade urgente no município, o secretário de Água e Esgoto do município, Wanderson Luiz Barbosa Lemos, foi até o Inea buscar formas para agilizar tal iniciativa na cidade. Como ele disse, a pasta liderada por ele será a “linha de frente do programa em Barra do Piraí”. Garantiu que não se resumirá ao distrito, se espalhando por diferentes áreas e mananciais de Barra do Piraí.
“Tivemos, ainda que entrar com documentação no Serviço de Patrimônio da União, por Brasília, uma vez que alguns córregos ocupam a faixa de domínio do Governo Federal. Entramos com pedido de licença no Ministério do Planejamento e foi liberado para algumas áreas. Nas próximas semanas, teremos o projeto no bairro Vila Helena até o São Luiz, Oficina Velha e Parque Santana”, disse Wanderson.
Segundo o site da Secretaria de Estado de Ambiente, periodicamente, o Inea realiza o desassoreamento de diferentes corpos hídricos em todo estado do Rio. Nos últimos anos, 72 cidades foram alcançadas com este projeto e cerca de 600 corpos hídricos, desassoreados. Durante a operação, parte da vegetação dos rios eventualmente é retirada para que as máquinas cheguem ao local de limpeza.
Para o secretário Municipal de Ambiente, Luiz Antônio Braga Grande, com a proposta na cidade, os impactos das cheias na cidade são minimizados.
“Trata-se de um programa ambiental muito importante, pois o desassoreamento de cursos d''água favorece as condições de escoamento da água, principalmente em caso de cheias. Como todos sabem, as cheias podem causar grandes prejuízos. Com a rede hidrográfica do nosso município sendo mantida, os impactos das cheias são mitigados. Porém, todos nós precisamos fazer a nossa parte. A palavra-chave é: cuidado. Não lançar lixo nos rios, por exemplo”, concluiu.