Quatis - 27/06/2018 | 09h50m
Vacinação em Quatis alcança 83% da meta
Quatis
A campanha nacional de vacinação contra a gripe no município imunizou 2.370 pessoas dos segmentos que formavam o público alvo, o que representa um percentual de 83,40% da meta estabelecida (3.519 moradores). Mesmo com o fim da campanha nacional, ocorrido na sexta-feira da semana passada, dia 22, as doses do medicamento continuarão sendo aplicadas nas unidades médicas por tempo indeterminado, agora com a inclusão de mais dois segmentos da população.
Os dois novos segmentos que poderão receber a vacina são as crianças na faixa etária de cinco a nove anos, além de adultos que com idade de 50 a 59 anos. As outras parcelas da população indicadas para receber o medicamento permanecem as mesmas da campanha nacional, ou seja, gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; crianças de até cinco anos de idade; moradores acima de 60 anos; pacientes crônicos e profissionais de saúde. Em Quatis, os professores também continuarão sendo vacinados.
- Embora o índice alcançado tenha ficado acima do percentual verificado em todo estado do Rio, que foi de 65%, a prefeitura vai continuar o trabalho de imunização visando atingir 100% do público-alvo. Nosso objetivo é sempre chegar aos 100%. Temos o estoque de vacinas disponível nas unidades médicas e destacamos mais uma vez a importância dos moradores ainda não vacinados procurarem os postos para receberem a dose do medicamento, lembrando que durante o inverno o vírus da gripe costuma circular com uma incidência maior - frisou a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em Quatis no dia 24 de abril. Em dois meses de imunização, os números de pessoas vacinadas por cada um dos segmentos do público-alvo foram: crianças menores de cinco anos - 403 (percentual de 53,66% da meta estipulada para esta parcela); trabalhadores da saúde: 194 (68,7%); gestantes: 70 (67,31%); idosos: 1.170 (78,16%); professores: 118 (122,92%); pessoas com duas ou mais doenças relacionadas: 390 (72,76%); e mulheres com até 45 dias após o parto: 25 (147,6%).
Em Quatis, a vacina contra a gripe continuará sendo aplicada nas unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); nos postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, além da Casa da Criança, que se localiza no Centro e se destina apenas à vacinação das crianças. O horário de aplicação do medicamento, em todas estas unidades é de 8 às 17 horas.