Matérias - 27/06/2018 | 10h11m
Pence visita abrigo de venezuelanos em Manaus
Manaus
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chegou a Manaus na manhã de quarta-feira, 27, para acompanhar a situação dos imigrantes venezuelanos. O primeiro compromisso foi a visita à Casa de Acolhida Santa Catarina - centro humanitário administrado pela Cáritas Arquidiocesana da capital amazonense, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Em discurso terça-feira, 26, em Brasília ao lado do presidente Michel Temer, Mike Pence elogiou e agradeceu os esforços brasileiros para ajudar a população do país vizinho.
No abrigo Santa Catarina estão acolhidos 79 imigrantes venezuelanos que chegaram ao estado em maio deste ano pelo processo de interiorização do governo federal. A igreja mantém ainda outros quatro abrigos e atende quase 200 estrangeiros em todos os espaços.
A prefeitura de Manaus administra dois abrigos destinados exclusivamente aos indígenas venezuelanos warao, onde estão atualmente cerca de 200 deles. Uma das exigências para permanecer no local é não pedir esmolas, por isso, eles quase não são vistos nas ruas da cidade com essa prática.
Nas casas de acolhida de Manaus, os imigrantes recebem assistência de saúde, social e ajuda com documentação para que regularizem a situação no Brasil e consigam trabalho. Além disso, as crianças são encaminhadas às escolas. Atualmente, há 36 matriculadas na rede pública de ensino.