Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | 15:15

Matérias - 02/07/2018 | 08h23m

Copasa anuncia aumento na conta de água

Minas Gerais
Consumidores atendidos pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) passarão a pagar mais caro na conta de água a partir do mês de agosto. O aumento médio de 4,31% foi divulgado no Diário Oficial de Minas Gerais, sábado, 31.

A tarifa aumenta de acordo com o perfil do imóvel que pode ser residencial, comercial, industrial ou público. Como exemplo da aplicação dos novos valores, para os usuários residenciais que têm água, coleta e tratamento de esgoto e que consomem 10 m³ (10 mil litros) mensais, a conta vai de R$ 68,41 para R$ 72,93. Segundo a Copasa, o consumo médio por casa é de 9,47 m³.

O reajuste foi aprovado pela Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). Segundo o órgão, os valores seguem as definições para revisão de custos, que mantém o comprometimento da renda do consumidor abaixo de 3%.

Outra mudança é em relação às famílias beneficiadas por programas sociais. Aquelas inscritas no Cadastro Único e que recebem até meio salário mínimo per capita não perdem o benefício por inadimplência.