Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | 20:54

Matérias - 05/07/2018 | 09h40m

Saúde promoveu capacitação sobre Hanseníase

Piraí
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para os profissionais sobre a Hanseníase. O curso foi oferecido em parceria com a Fundação Educacional André Arcoverde e resultará também numa ação sobre a doença nas escolas da rede Municipal de Ensino em agosto.

A Coordenadora da Atenção Básica Albanéia Trevisan, destacou que embora não tenha caso registrado no município, a doença é um problema de saúde no Brasil com grande incidência. "Quanto mais os profissionais estiverem orientados e atentos às queixas dermatoneurológicas, maior a chance do diagnóstico mais rápido e eficiente", disse.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa transmitida por uma bactéria. Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e eventualmente, alguns outros órgãos. Os principais sintomas podem ser manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés e também mudança na temperatura nos locais da mancha.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses nas formas paucibacilares a um ano nos multibacilares, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura.