Quatis - 09/07/2018 | 09h13m
Quatis inicia Jogos Interescolares dia 9
Quatis
O prefeito Bruno de Souza (MDB) e a secretária municipal de Educação, professora Alessandra de Almeida, participaram segunda-feira, 9, às 8 horas, da cerimônia de abertura da terceira edição dos Jogos Interescolares, que foi realizada no ginásio poliesportivo do Município. A solenidade vai marcar também a primeira apresentação oficial da fanfarra da cidade, cujos ensaios recomeçaram este ano após a prefeitura ter comprado os instrumentos necessários à formação da corporação.
Promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, os Jogos Interescolares deste ano vão reunir 600 estudantes do quarto ao nono anos, matriculados nas escolas municipais Maria Helena Rafael de Elias, Julieta Pereira Sampaio (as duas situadas no Centro da cidade), Henry Nestlé (São Benedito), CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana). As três últimas unidades ficam na zona rural, e os seus alunos foram reunidos numa só equipe.
Para o prefeito, “a abertura dos jogos demonstra o compromisso da administração com a inclusão social das crianças e adolescentes mediante a realização de ações nas áreas do esporte, da educação e da cultura”.
A fanfarra reúne mais de 120 alunos do CIEP de Quatis e das escolas rurais, tendo iniciado os seus ensaios há cerca de dois meses, sob a regência do maestro Jesus José da Costa. Os ensaios acontecem toda semana, no próprio CIEP e nos polos do projeto criados na zona rural.
- A construção de um futuro melhor passa diretamente pela oferta de programas sociais que ajudem os segmentos da infância e a da adolescência na formação cidadã e para a vida em sociedade. No caso do esporte e do lazer, a participação dos estudantes é de grande importância também na preservação do bem-estar físico e mental. Ao promover atividades recreativas e esportivas, mobilizando uma parcela significativa dos adolescentes residentes em Quatis, estamos tornando realidade também uma iniciativa fundamental de prevenção contra o uso de drogas e a violência - frisou Bruno de Souza, destacando ainda a importância da fanfarra com objetivo de oferecer uma alternativa de inclusão social aos alunos da rede municipal.
A secretária municipal de Educação, informou que as modalidades da edição de 2018 dos Jogos Interescolares serão as seguintes: futsal, atletismo, cabo de guerra e queimada. Com exceção do atletismo, cujas provas serão realizadas no campo do Quatis Futebol Clube, as outras atividades da competição acontecerão no próprio ginásio. A organização dos jogos está sob a responsabilidade dos professores Márcio Nunes de Souza, Roseni e Alexandre Monteiro.
- Através dos Jogos Interescolares, nossa proposta é promover também o congraçamento entre os estudantes, no sentido de mostrar a importância de competir, independente de vencer ou não as disputas. Dentro desta nossa proposta, todos os estudantes vão receber medalhas de premiação e cada escola ganhará um troféu. Ou seja, não haverá um troféu só para a escola campeã - declarou a secretária.