Rio Claro - 07/09/2018 | 11h05m
Rio Claro promove projeto de educação ambiental
Rio Claro
Mais atividades do projeto Nosso Rio Mais Claro foram realizadas na última semana. Este projeto de educação ambiental tem sido executado pela empresa contratada, Referenciar Assessoria Ambiental, e pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura desde maio de 2018, no 1º Distrito (Rio Claro).
Foram realizadas oficinas recreativas com todos alunos do Núcleo Municipal de Educação Infantil Domiciana Gavião Neves I e II. Houve contação de história infantil com foco na conservação dos cursos d''água da nossa cidade, recreação com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis, músicas e muita diversão. Ao final, cada criança recebeu um kit com revista de colorir personalizada e giz de cera.
No dia 28, foi dia dos alunos do 1º ao 5º ano do Centro Municipal de Ensino São José participarem da atividade cultural. Durante o evento, houve apresentação de uma peça teatral que abordou importantes temas como a importância dos recursos hídricos e o impacto gerado pelo lixo e óleo de cozinha usado quando lançados em rios e córregos da cidade. Cada aluno presente também recebeu um kit com revistinha e giz de cera.
Quarta-feira, 29, a comunidade local participou do evento cultural promovido pelo projeto, na Praça Fagundes Varela. As apresentações teatrais no período da manhã e da tarde trataram de maneira cômica a importância da água para a vida das pessoas e o que cada cidadão pode fazer para minimizar a poluição dos cursos d''água, principalmente o Rio Claro. Durante o evento, foram distribuídas canetas ecológicas, panfletos com o manual de boas práticas elaborado com base nas ideias dos alunos do C.M.E. São José e panfletos com informações sobre os pontos de coleta de óleo de cozinha usado que estão disponíveis à população. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura aproveitou para distribuir na praça, mudas de árvores nativas provenientes de compensações ambientais.
As servidoras coordenadoras do projeto, Ana Paula Nogueira Campos e Nátaly Fernandes Corrêa agradecem a participação das escolas e da população local nos eventos culturais e acreditam que o objetivo do projeto foi alcançado, de maneira que houve a sensibilização e conscientização da população do Distrito de Rio Claro sobre a importância da conservação ambiental dos recursos hídricos, buscando reduzir a disposição inadequada de lixo e o despejo de óleo de cozinha no curso d''água Rio Claro.