Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | 23:01

Matérias - 18/10/2018 | 08h55m

Exposição mostra importância da Coleta Seletiva

Resende
O município recebe quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, a exposição itinerante “A Coleta Seletiva e Você”, que chega à cidade através de uma parceria firmada entre a prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente do Município (AMAR) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e a empresa Transpetro.

A mostra, que reforça a importância da separação do lixo e da coleta seletiva, será realizada no Campus do IIFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro, instalado no prédio do antigo Gssan), na quinta-feira, 18, de 8 às 17h30min, e na sexta-feira, 19, de 8 às 12h.

De acordo com a AMAR, a parceria com a Transpetro acontece desde o ano passado, quando o Programa de Educação Ambiental Gasoduto da Transpetro (PEA-GASCAR), que condiciona a licença de atuação da empresa, ofereceu um curso com temática ambiental para os técnicos da Prefeitura. Este ano, a cidade está recebendo a exposição, que aborda a importância da coleta seletiva, consumo consciente, saúde dos catadores e utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual), entre outros assuntos.

A mostra chega em Resende no momento em que a cidade está ampliando a coleta seletiva para mais cinco bairros do município. Com a medida, 30 comunidades passarão a contar com a coleta, que atendia 25 bairros, incluindo Visconde de Mauá, na região serrana.

- Esta exposição está vindo para Resende em boa hora e mostra que estamos no caminho certo ao ampliarmos o número de bairros atendidos com o serviço no município - disse o presidente da AMAR, Wilson Moura, lembrando que a agência está realizando uma campanha porta a porta para conscientizar os moradores sobre a coleta.

Visitação
De acordo com a AMAR, a visitação no período da tarde de quinta-feira, 18, será reservada para os catadores individuais e organizados que atuam em Resende. Nos horários da manhã, nos dois dias (quinta e sexta-feira), a exposição ficará aberta à visitação do público em geral.

Quem for ao local, além de conhecer a mostra, também poderá participar de um bate papo sobre diversos assuntos relacionados ao tema como: coleta seletiva, reciclagem, associativismo e cooperativismo, saúde das pessoas que manuseiam os recicláveis, e consumo consciente, entre outros.

Para que a organização tenha maior controle sob o fluxo de visitantes, os interessados devem se inscrever pelo telefone 3354.7792 ou pelo e-mail [email protected]