Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | 18:47

Matérias - 31/10/2018 | 06h39m

ComBarra promove mais uma Conferência das Cidades

Barra do Piraí
A prefeitura e o Conselho Municipal da Cidade de Barra do Piraí (ComBarra) estão em processo de finalização dos preparativos para mais uma edição da Conferência das Cidades, que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de novembro, no Central Sport Clube, no Centro. O evento é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, e com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o encontro pretende reunir representantes de diversos setores sociais, desde Organizações Não Governamentais (ONGs) até representantes das iniciativas pública e privada, bem como visa eleger o novo Conselho Municipal da Cidade, para o biênio 2019/2020.

Realizada a cada três anos, a Conferência da Cidade é convocada com objetivo de, além do cumprimento nacional, promover e desenvolver atividades e opiniões sobre investimentos e política urbana do município. Os membros dos conselhos têm função legal e deliberativa para ações de caráter e desenvolvimento urbano, versando sobre zoneamento, amparados em ações e legislações desta natureza, como, por exemplo, revisões do Plano Diretor existente, caso precise.

De acordo com o presidente do Conselho da Cidade de Barra do Piraí, Wlader Dantas Pereira, o mais importante do conselho é a participação social e como as pessoas estão vendo a cidade. Frisa ainda que, com suas diretrizes e apoios, podem transformar em leis, a partir dos impactos para o município em diferentes níveis. Wlader - que também é o secretário de Obras Públicas local -, convoca a sociedade para esta conferência, em todas as esferas.

“O convite é aberto ao público e todos os seguimentos da sociedade deve participar - como ONGs, legisladores, profissionais liberais, movimento sociais, poder público, acadêmicos e outros. Quando não existe uma conferência como esta, o conselho não se mostra transparente, e as diferentes atividades atribuídas a ele acabam ficando paradas. Muita gente não sabe dessas imputações, mas até mesmo a entrada de indústrias numa cidade passa pelo crivo desse conselho, bem como a expansão dos centros e demais localidades”, aponta Wlader.

A Conferência das Cidades será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, de 14 às 18h30min. No primeiro dia, além da etapa protocolar, haverá também palestra com representantes da Caixa Econômica e da arquiteta e urbanista Andrea Auad Moreira. Além da leitura do regimento interno, os presentes também participarão de debates e eixos temáticos. No segundo dia, após discussões, os membros vão eleger o novo Conselho Municipal da Cidade de Barra do Piraí, bem como os delegados para a Conferência Nacional, convocada pelo Ministério das Cidades.

Para participar, apesar de ser gratuita e aberta ao público, interessados devem promover inscrição dos participantes através do email [email protected], até 6 de novembro; ou no local, no dia 7 de novembro, de 13 às 13h30min. Isso se dará pelo fato de que, após a representação dos seguimentos, haja indicação de seus delegados para a etapa nacional.