Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | 19:47

Mangaratiba - 31/10/2018 | 06h49m

Mangaratiba realiza Mostra Científica Escolar

Mangaratiba
A secretaria de Educação realizou terça-feira, 30, a II Mostra Científica Escolar. O evento aconteceu no Parque Cunhambebe e reuniu alunos do segundo segmento da rede pública, professores e coordenadores que discutiram sobre os diferentes tipos de desigualdades e redigiram uma carta contendo pedidos e compromissos que reduzam as desigualdades dentro do ambiente escolar.

A ação é da Coordenação de Ciências Naturais/Superintendência de Ensino e está alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, cujo tema é "Ciência para redução das desigualdades".  Os secretários de Educação, Mônica Passos e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Hugo Graçano prestigiaram a conferência.

Quem também participou do evento foi Ana Nathália Pessoa, articuladora do Coletivo Jovem de Meio Ambiente na Região Sudeste, que apresentou o movimento social aos participantes. Em seguida, os alunos foram divididos entre grupos para discutirem os seguintes temas: Desigualdade Social, Desigualdade de Gênero, Acessibilidade, Mulher na Escola, Intolerância Religiosa e Racial e Meio Ambiente em Crise. Os profissionais da área assistiram à palestra da professora de Educação Ambiental da UERJ, Marilene Cadei.

Mônica Passos se emocionou com o empenho dos alunos e de sua equipe, em especial do professor e coordenador de Ciências Naturais da SME, Gustavo Diniz, responsável pela mostra. “O que me move é esse brilho no olhar, essa vontade de fazer. Ver esses jovens tão envolvidos num trabalho de qualidade idealizado pelo Gustavo e equipe é maravilhoso. Estou muito feliz com o resultado”.

Hugo Graçano também destacou a importância do evento. “A Educação aliada à Ciência é fundamental. Promover debates para fomentar a prática de projetos estimula a criatividade no contexto escolar”.

João Vitor Miranda, aluno do 8º ano do Caetano de Oliveira, escola de Itacuruçá achou o evento enriquecedor. “Além de ouvir a opinião das outras pessoas, tive a oportunidade de expressar a minha e mostrar todos os ângulos de uma questão. Isso desperta o interesse em refletir e querer ser a mudança."