Sábado, 12 de julho de 2025 | 15:05

Quatis - 04/01/2019 | 13h39m

Quatis investe na melhoria da Educação

Dando continuidade ao balanço sobre as ações realizadas pela prefeitura nos serviços essenciais, durante os dois primeiros anos do seu atual mandato, o prefeito Bruno de Souza (MDB) divulgou, quinta-feira, 3, um levantamento com obras e serviços na área da Educação, no biênio 2017-2018. O balanço das ações da administração ao longo dos últimos dois anos começou a ser feito nesta semana, através dos investimentos na rede municipal de saúde, e continuará sendo divulgado até quarta-feira, 9.

A construção da nova escola da comunidade quilombola de Santan, que leva o nome de Irmã Elizabete Alves, e ganhou três salas de aulas, um laboratório de informática, um refeitório, uma cozinha e dois banheiros adaptados para cidadãos com deficiência, entre outras melhorias, é apontada pelo prefeito como “uma realização importante visando garantir a melhoria das condições de aprendizado dos estudantes e de trabalho dos profissionais de ensino”. A inauguração da escola aconteceu em agosto de 2017. No ano passado, a prefeitura entregou as obras de revitalização da Escola Municipal Julieta Sampaio, no Centro.

Duas outras escolas, ambas situadas na zona rural, assim como a nova unidade de ensino de Santana, receberam serviços de melhoria, entre elas, a realização dos trabalhos de pintura, algumas em parceria com a própria comunidade. Foram elas: Carlos Campos de Faria (Falcão) e Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim). Na escola de Falcão, a unidade ganhou ainda um piso em ardósia para o pátio e a montagem de um galpão de madeira destinado à realização de eventos da própria escola e da comunidade local.

Com relação à frota de veículos responsável pelo sistema de transporte escolar dos estudantes, muitos deles residentes na zona rural, a prefeitura alugou, no ano passado, treze veículos zero quilômetro, sendo 12 carros com capacidade para oito lugares e uma van que tem capacidade para transportar até 15 alunos. Nove dos veículos alugados estão circulando desde o ano passado, sendo que o restante vai ser incorporado à frota a partir da retomada das aulas, em fevereiro.

No que diz respeito à aquisição de equipamentos visando melhorar as instalações das unidades escolares, incluindo as creches municipais, a prefeitura adquiriu 159 ventiladores e locou 18 impressoras com capacidade de imprimir 42 páginas por minuto. Atualmente, se encontram em fase de instalação os 20 novos reservatórios de água comprados para as dez escolas e duas creches do município. Cada um dos reservatórios tem capacidade para armazenar até mil litros. Os novos reservatórios são de polietileno e substituem as antigas caixas d`água, que eram de amianto e armazenavam em média apenas 500 litros.

Segundo o prefeito, só no ano passado a Educação teve o quadro funcional ampliado com a chamada de aproximadamente 90 servidores aprovados no concurso público de 2015 da prefeitura, entre professores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, inspetores de alunos, inspetores de escolas, nutricionistas e motoristas. Promovido na primeira administração de Bruno à frente do poder executivo municipal, este concurso público teve a validade prorrogada até janeiro de 2020.

- A retomada da fanfarra municipal, que é formada por estudantes das nossas escolas, também pode ser considerada um dos resultados positivos do nosso atual governo, na área da educação. Adquirimos no ano passado os instrumentos musicais e os respectivos acessórios, sendo que das primeiras apresentações da fanfarra aconteceu no segundo semestre do ano passado, no CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias. A fanfarra também se apresentou na Praça Teixeira Brandão, no dia 25 de novembro, durante as comemorações pelo aniversário de Quatis - declarou o prefeito.

Nos próximos dias, a prefeitura vai iniciar a instalação de câmeras de vigilância nas 11 escolas e duas creches municipais. Os equipamentos acabam de ser comprados pela Secretaria de Educação.

Pelo planejamento da prefeitura, o CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário receberá 12 câmeras de vigilância, seguido pelas escolas Maria Helena Rafael De Elias, Julieta Sampaio (ambas no Centro), Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri), Henry Nestlé (São Benedito) e Edméa Dulce de Barros Franco - Jardim Independência (seis equipamentos, em cada uma destas unidades), Irmã Elizabete Alves (Santana), Benta Pereira (Joaquim Leite), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Carlos Campos de Faria (Falcão), as quatro últimas situadas na zona rural (quatro câmeras, em cada uma das três). Já as creches dos bairros Jardim Pollastri e Santa Bárbara vão receber, respectivamente, oito e seis equipamentos.