Sábado, 12 de julho de 2025 | 06:20

Barra do Piraí - 16/01/2019 | 10h44m

Vigilância das Zoonoses passa por capacitação

Agentes do departamento de Vigilância em Saúde - mais especificamente a Vigilância das Zoonoses - passaram por capacitação em palestra ministrada. O encontro, ministrado pelo biólogo e consultor técnico da Empresa F.T. Irajá, Jorge António da Cunha Chagas, ocorreu no auditório do Hospital da Santa Casa, e visou promover treinamento interno sobre controle de roedores.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irinea Sant’Anna Rosa, eventos como este têm sido costumeiros, com várias capacitações. Disse ainda que a equipe de Vigilância das Zoonoses faz o controle de roedores nas áreas publicas da cidade, cabendo, o controle nas residências, a cada morador.

“São agentes de combates às endemias, empossados no ano passado. A partir daí, são feitos trabalhos e capacitações rotineiros, de combate às endemias; todas elas. As zoonoses são doenças transmitidas dos animais aos humanos. Por conta disso, eu pedi à empresa vencedora da licitação que me desse algumas palestras, na parte técnica, como a que tivemos sobre os roedores e o uso do raticida”, explicou.

Como parte do treinamento, a equipe visitou a Praça Oliveira Figueiredo, a Praça do Parquinho, no Centro, onde existem várias tocas de roedores, e que estão desativadas, uma vez que, segundo Irineia, a equipe tem trabalhado intensamente, e que, pelo o que, pela prática, teria exterminados os roedores.

“À tarde, eles saíram em campo, para saber como identificar uma toca de roedores. Foram no parquinho, onde colocaram várias iscas, em tempos atrás, e acabamos com os roedores; está sob controle. Levaram até lá para mostrar como se localiza. É um trabalho sério e técnico”, frisa Irineia, desmentindo boatos de que a Praça do Parquinho estaria infestada de roedores.

O próximo trabalho, a ser desenvolvido com os agentes da Vigilância das Zoonoses, será no dia 8 de março, quando vão receber capacitação sobre a Febre Amarela e Leishmaniose, onde também atuarão em trabalho de rua.