Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | 20:43

Quatis - 26/01/2019 | 17h23m

Quatis realiza limpeza no bairro Santo Antônio

Ao destacar a continuidade dos serviços de limpeza urbana pelas ruas do bairro Santo Antônio, na região localizada acima da linha ferroviária, o prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou que “a administração municipal prossegue fazendo a sua parte para manter as vias públicas livres de lixo e entulho”. Ele, no entanto, reforçou o chamado pela conscientização dos moradores, no sentido de que “a limpeza das ruas, avenidas e demais logradouros públicos não se constitui numa responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a população”.

O prefeito frisou que “a limpeza das vias públicas se torna ainda mais necessária nesta época do ano, período no qual as chuvas normalmente ocorrem com mais frequências”. A obstrução das ruas com lixo e entulho aumenta os riscos de transtornos, entre eles, o entupimento da rede de águas pluviais (bueiros), alagamentos, inundações e até mesmo transbordamento de mananciais, como rios, ribeirões e córregos. Para Bruno de Souza, “as consequências do lançamento de detritos nas vias públicas passam também pelo risco de danos à saúde da população”.

- Os próprios moradores são testemunhas de que diariamente as equipes encarregadas da limpeza urbana estão atuando nas ruas, realizando os serviços de capina, roçada, varrição, pintura do meio-fio e retirada de entulhos. Mas todo este esforço pode se tornar em vão se não houver o apoio da população. A prefeitura tem o dever de manter as vias públicas conservadas e limpas, mas o cidadão precisa colaborar neste processo, evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas. Não muito raramente, constatamos situações em que as equipes limpam as ruas num dia e às vezes no mesmo dia o mesmo local fica sujo com o lançamento de novos detritos, horas depois - declarou o prefeito, acrescentando que o bairro Santo Antônio foi atendido com os serviços de capina, varrição e recolhimento de entulho.

Além de se tornar um ambiente favorável à proliferação de insetos e ratos, por exemplo, uma rua suja, lembrou o prefeito, pode interferir na segurança do trânsito, “pois acaba contribuindo para a ocorrência de acidentes”, afeta o embelezamento do município, causa um odor desagradável e polui visualmente a cidade. A prevenção contra a dengue foi citada por Bruno de Souza como “um motivo a mais para se atentar quanto à importância da conservação e manutenção das vias públicas”.

- Sujeira na rua representa outro passo certeiro para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, especialmente no período das chuvas, quando a água costuma ficar acumulada no amontoado de entulho e lixo. No caso da dengue, a prefeitura realiza o dever de casa: vistoria os imóveis, orienta a população e elimina objetos propícios a formação do mosquito responsável pela ocorrência dos casos da doença. Mas os moradores também precisam fazer sua parte. Essa questão também é de consciência e de cidadania - frisou o prefeito.