Quatis - 22/02/2019 | 06h18m
Dengue: prefeitura realiza limpeza no cemitério
Em mais uma ofensiva contra a dengue, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da prefeitura voltou ao cemitério no bairro Bondarowsky para realizar os serviços de roçada, capina e retirada de entulho da localidade. Durante a realização da limpeza, as equipes responsáveis pela manutenção e conservação dos logradouros públicos eliminaram ainda recipientes que acumulavam água parada, principalmente vasos de flores.
Dois caminhões de lixo foram retirados do cemitério, alvo também de inspeções permanentes de agentes do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária e Ambiental na prevenção e no combate à dengue.
- Água parada é o ambiente ideal para a formação de focos do mosquito transmissor da dengue. E a dengue pode levar o paciente ao óbito. Por isso, todo o esforço para diminuir os riscos de transmissão da doença pode se tornar em vão se não houver a conscientização de todos no sentido de evitar todo e qualquer objeto com acúmulo de água - declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), lembrando que, só nos serviços de limpeza realizados no cemitério, foram mobilizados sete operários, entre trabalhadores encarregados dos serviços de roçada, retirada do lixo e entulho.
Os serviços de retirada de lixo por parte das equipes da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos aconteceram também a partir de segunda-feira nos bairros Jardim Pollastri, Santa Bárbara, São Benedito e Lavapés. No Loteamento Santa Bárbara, a creche municipal situada no bairro foi um dos locais atendidos com os trabalhos de capina e lixo. A previsão de mais chuvas para o município fará com que a retirada de entulho e a eliminação de objetos propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue continuem sendo reforçadas na cidade.
- Com relação ao cemitério, mais do que nunca se torna necessário alertar a população no sentido de que opte por vasos com areia ou flores plantadas diretamente na terra. É necessário também um cuidado maior no caso de floreiras e porta-velas, entre outros recipientes - frisou o prefeito, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde vem organizando novas ações para diminuir os riscos da dengue no município.