Volta Redonda - 27/02/2019 | 10h44m
Meio Ambiente devolve serpentes à natureza
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) devolveu à natureza cinco serpentes que foram levadas ao zoológico. A devolução imediata ao habitat natural aconteceu na manhã de terça-feira, 26, no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá.
Todas as serpentes passaram por uma avaliação no Zoológico Municipal, onde os veterinários verificaram que todas estavam com a saúde boa e em condições de voltar para a natureza.
De acordo com o biólogo do Zoo-VR, Almir Folly, que participou da devolução dos animais com sua equipe e um guarda florestal municipal, o Parque do Ingá foi escolhido para a ação por ser uma área preservada, de ocorrência natural das espécies e apresenta todas as condições para o animal levar a vida normal. O biólogo comentou ainda que as serpentes chegaram ao zoológico por meios diferentes.
“Uma delas foi resgatada pela Guarda Florestal Municipal. Duas foram trazidas pelos bombeiros e outras duas foram pessoas que trouxeram até nós. As pessoas encontram esses animais em empresas ou na rua e acabam trazendo para nós. Nem todas chegam vivas, pois muitos acabam matando por medo”, contou Almir.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou que o cidadão, ao avistar uma serpente em ambiente que não é o natural dela, deve acionar os bombeiros ou a secretaria de meio ambiente. “O procedimento adequado não é trazer ao zoológico, pois envolve risco. A pessoa pode não saber a espécie, se é peçonhenta ou não. O correto é ligar para o bombeiro ou para a Secretaria de Meio Ambiente (3350-7123) mesmo, que recolhe esses animais”.
O prefeito Samuca Silva destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. “A preservação do meio ambiente é bom para todos e envolve a participação de todos. Além de todo o trabalho com os animais, estamos investindo para que o município seja mais verde, com a criação do Jardim Botânico e uma área de preservação ambiental de destaque no estado.”