Volta Redonda - 01/03/2019 | 15h23m
Campanha alerta para riscos do câncer ginecológico
A 1ª Etapa da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico e do Câncer de Mama teve início sexta-feira, 1º. Os exames são realizados de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF), durante todo o mês. No dia 30 de março, o Dia D, os exames poderão ser realizados também da Policlínica da Mulher, no bairro Aterrado. Todos os atendimentos serão realizados mediante ao agendamento prévio.
A ação promovida pela secretaria municipal de Saúde, contemplará a oferta de exame preventivo (papanicolau) para as mulheres de 25 a 65 anos, inclusive gestantes e de mamografia para aquelas acima de 40 anos. A campanha é promovida anualmente pela secretaria municipal de Saúde, em duas etapas, sempre nos meses de março e outubro.
Segundo a coordenadora do programa da saúde da mulher do município, a médica Juliana Monteiro, a campanha tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de óbitos por câncer de colo do útero e de mama, uma vez que essas doenças têm 100% de cura se detectadas na sua fase inicial. “A meta da primeira etapa da campanha é realizar de três mil preventivos e 1,5 mamografias. É importante que as mulheres realizem os exames, pois através dos resultados é possível fazer o diagnóstico precoce”, explicou a médica.
Ainda de acordo com a coordenadora do programa da saúde da mulher do município, em 2017 foram registrados 38 óbitos por câncer de mama e nove óbitos por câncer de colo de útero. Em 2018 foram 18 óbitos por câncer de mama e quatro por câncer de colo de útero. “A melhor maneira de prevenção para câncer de colo de útero é ter relação sexual com camisinha e fazer o preventivo principalmente na faixa etária de 25 a 65 anos”, explicou Juliana Monteiro, destacando que em Volta Redonda a vacinação contra o HPV acontece semanalmente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos em todas as unidades.
No 30 de março todas as unidades estarão abertas de 8 às 17h contemplando as mulheres trabalhadoras que não conseguem ir as unidades durante a semana. “A ideia é comemorar não só o dia internacional, mas o mês da mulher reforçando a luta da prevenção contra o câncer de mama e colo de útero e convocando as mulheres a dizerem Sim à Vida”, concluiu a médica.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto destacou a importância da campanha. “Existem maneiras simples e eficientes para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer ginecológico como ir ao ginecologista anualmente e fazer regularmente o papanicolau. O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de útero”, ressaltou.
O prefeito Samuca Silva, afirma que campanha como essa faz parte de ações de prevenção à saúde da administração municipal. “Trabalhar com prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população”, disse.