Quarta-feira, 20 de novembro de 2024 | 06:30

Resende - 25/03/2019 | 09h32m

Nova Santa Casa implanta metodologia de gestão

A prefeitura vem promovendo uma verdadeira transformação na Nova Santa Casa de Misericórdia. As melhorias, no entanto, não se limitam a estrutura renovada e aos novos equipamentos, que trazem a modernidade. Os profissionais da unidade receberam uma capacitação para implantação do sistema Kaizen (ou 5S), que trabalha a eficiência contínua dentro do ambiente de trabalho e visa aumentar a produtividade dos funcionários.

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a implantação do serviço segue uma tendência de reestruturação da Nova Santa Casa, que obteve importantes resultados nos últimos dois anos. A unidade segue na contramão do cenário nacional das Santas Casas de Misericórdia, que estão em situação preocupante em sua maioria, chegando até a fechar as portas em alguns casos.

“A Nova Santa Casa vem sendo transformada em diversos aspectos. Recentemente a segunda etapa das obras foi inaugurada e a unidade ganhou diversos aparelhos mais modernos. Mas sempre é possível melhorar ainda mais, de alguma forma. Acreditando nisso, além de estrutura e equipamentos, resolvemos buscar melhoria na parte humana, que vai beneficiar o ambiente de trabalho como um todo e o atendimento a população”, disse o prefeito.

Ao todo 17 profissionais participaram desta etapa da capacitação e vão começar a aplicar os conhecimentos no ambiente de trabalho imediatamente. Os frutos colhidos serão propagados pelos próprios funcionários, que podem transmitir a metodologia adquirida para outras gerações que darão continuidade ao trabalho.

O novo sistema é reconhecido no mundo todo e gerou ótimos resultados por onde foi disseminado. Geralmente aplicado em empresas privadas, ele coloca o trabalho coletivo como principal meta, o que melhora ainda mais o atendimento oferecido à população. A professora de pós-graduação e empresária Renata Vasconcellos foi responsável pelo treinamento que aconteceu no próprio auditório da unidade.

“A capacitação havia sido iniciada pelo setor responsável por fiscalizar o andamento  do hospital. Após adquirir o conhecimento, este setor passou a encarar a dinâmica do atendimento sob uma nova ótica e identificou que o primeiro ponto a ser trabalhado deveria ser a recepção. Assim, esta segunda etapa de aprendizado foi voltada prioritariamente para os profissionais que lidam diretamente com a população”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

A metodologia, também chamada de 5S, tem origem e principal influência na cultura japonesa. O nome é dado em alusão a cinco conceitos, sendo eles: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de organização e senso da autodisciplina. Esses conceitos regem o que deve haver num ambiente ideal de acordo com a metodologia.

A Retomada da Nova Santa Casa
Mesmo com as dificuldades encontradas em 2017, a prefeitura iniciou um planejamento pela retomada da Santa Casa de Misericórdia, conseguindo equilibrar suas finanças após o pagamento de uma dívida de R$ 1,5 milhão deixada pela administração passada.

Após mudanças na administração e uma nova política de gestão da unidade, os resultados colhidos atualmente são de contas recuperadas, pagamentos em dia, ajustes financeiros, melhor atendimento aos pacientes, ampliação e melhorias na estrutura proporcionada a população.