Barra do Piraí - 10/04/2019 | 06h48m
Município disponibiliza vacina contra brucelose bovina
Mantendo a atenção ao pequeno produtor, os criadores de bovinos do município, à partir de quarta-feira, 10, serão assistidos para vacinação do rebanho contra Brucelose Bovina. A vacina será aplicada pela equipe médica da Secretaria Municipal de Agricultura, com parcerias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), Núcleo de Defesa Animal e Vigilância Sanitária Municipal. Existe também a possibilidade da campanha se estender ao mês de maio.
A Brucelose Bovina é uma infecção generalizada causada por bactérias do gênero Brucella e nas fêmeas pode levar ao abortamento, por isso também é conhecida como “aborto contagioso”. Seus grupos de riscos são os bovinos, ovinos, caprinos e porcinos, podendo também ser contagiosa para humanos, pois trata-se de uma zoonose. Seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe e na forma crônica, os sintomas são de febre recorrente, grande fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores e alterações da memória. Devem ser vacinadas as fêmeas de bovinos com idades entre três e oito meses.
O secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Almeida, se empenhou para que a vacina fosse disponibilizada gratuitamente no município para os produtores rurais. Monteiro chama a atenção para a importância da vacinação. “Precisamos evitar que os animais estejam doentes e evitar o contágio das pessoas, além de impedir que os nossos produtores sejam prejudicados pelo contágio em seus bovinos”, disse.
Monteiro explica ainda, que em continuidade às sanções promovidas pelo Poder Executivo desde 2017, a não vacinação pode render ao pecuarista um auto de infração, posteriormente multa, além de manter o criador impossibilitado tirar a guia de transporte animal.
Interessadas em vacinar seu rebanho podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura no telefone (24) 2442-1088.