Terça-feira, 19 de novembro de 2024 | 17:56

Quatis - 03/05/2019 | 10h12m

Prefeitura instala câmeras em escolas e creches

Duas escolas e as duas creches foram as primeiras unidades da rede municipal atendidas com a instalação das câmeras de monitoramento. Este equipamento de vigilância começou a ser colocado recentemente e vai atender todas as outras instituições de ensino do município. A informação foi divulgada na manhã de quinta-feira, 2, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB).

O prefeito reafirmou a importância do sistema de monitoramento para “aumentar as condições de segurança dos professores, funcionários e alunos”. A medida, segundo ele, beneficiará também as famílias residentes nas imediações das unidades.

A maior escola da rede de ensino público da cidade, o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário, recebeu em abril a instalação de 12 câmeras de monitoramento. Na Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro), a prefeitura instalou seis equipamentos. Por sua vez, as creches municipais professora Adriana Souza Cruz (Santa Bárbara) e professora Conceição Vieira (Jardim Pollastri) foram atendidas com seis e quatro câmeras, respectivamente. A instalação das câmeras de vigilância terá continuidade nas outras escolas municipais. Ao todo, o sistema vai ser formado por 72 equipamentos.

- É importante frisar que o sistema de monitoramento contempla também as famílias residentes nas proximidades das unidades de ensino porque na maioria dos casos o alcance dos equipamentos vai além das limitações das instalações físicas destas instituições. Por isso, entendemos que a medida vai ter um significado importante na prevenção contra a violência - declarou o prefeito, acrescentando que a vigilância preventiva nas unidades de ensino é realizada também pela Guarda Municipal, através das rondas escolares.

A implantação do sistema de monitoramento das escolas e creches da cidade representa um investimento total de R$ 54 mil, que inclui a aquisição não apenas das câmeras, mas também dos acessórios necessários ao funcionamento do sistema, entre eles, conectores, nobreaks e amplificadores, além da assistência técnica. As imagens captadas pelos equipamentos serão acompanhadas automaticamente pelas direções dos estabelecimentos de ensino, na sede da Secretaria Municipal de Educação e pela Guarda Municipal.