Resende - 03/05/2019 | 10h14m
Resende sediará Corrida Federal Rosa
Numa ação pioneira, o município sediará a "Corrida Federal Rosa", domingo, 5. A Etapa Resende será realizada pela Polícia Federal, em parceria com a prefeitura e o SESC (Serviço Social do Comércio), com largada às 8h, no Centro Comercial Cidade Alegria, conhecido como Rodão, na Rua das Palmeiras. A chegada será no mesmo local.
A ação social organizada pelo Instituto Federal Kids, a Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Fenadepol) e Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP). A Federal Rosa está em sua terceira edição e tem como objetivo o combate ao feminicídio e à violência doméstica. Para participar da corrida, o interessado pode se inscrever pelo site www.federalrosa.com.br, até sexta-feira, 3, com limite de 500 vagas.
A corrida Federal Rosa é uma das atividades inseridas na programação da Semana Municipal de Valorização da Região da Grande Alegria, que acontecerá nos dia 3, 4 e 5 deste mês. A Semana inclui festival gospel, celebração católica, desfile comemorativo, demonstração de programas de esportes, shows, tendas, feira de artesanato, homenagem ao Dia das Mães, distribuição de senhas para agendamento de castração de cães e gatos e a ação social Resende Cidadã.
De acordo com a secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli, a Federal Rosa visa alertar sobre a nobre causa feminina, destacando que a Prefeitura desenvolve diversas ações de conscientização e apoio às mulheres em situação de violência.
- Recentemente, o município foi contemplado com o Selo Mais Mulher, lançado em abril do ano passado, pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi a 17ª das 92 cidades do Estado do Rio, que conquistou o certificado em reconhecimento à promoção de ações e políticas públicas efetivas na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Temos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), que faz acompanhamento psicossocial de mulheres vítimas de violência de gênero. A Coordenadoria da Mulher trabalha de forma preventiva, através de atividades, parcerias e informações, tais como: canais de denúncia e medidas cabíveis conforme a legislação vigente (Maria da Penha e Lei do Feminicídio). Nossos canais também se articulam com o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), da 89ª Delegacia Legal de Resende - frisou.
A secretária Tatiane Gavioli acrescentou que o governo municipal ajuda a manter a Casa Abrigo Regional de Permanência Breve Deiva Ramphini Rebello, destinada ao acolhimento provisório de mulheres que tiveram seus direitos violados e correm risco de morte.
A secretária lembrou sobre dados estatísticos divulgados pela mídia brasileira, relacionados à onda de violência contra a mulher que se alastrou pelo País. “A cada 7.2 segundos, uma mulher é vítima de violência física, segundo o Instituto Maria da Penha. O Mapa da Violência 2015 mostrou que, em 2013, 13 mulheres morrem todos os dias vítimas de feminicídio, ou seja, assassinato em razão de seu gênero. Somente em 2015, o disque-denúncia 180 - serviço gratuito do governo federal para mulheres em situação de violência - realizou 749.024 atendimentos, isto é, um a cada 42 segundos”, reforçou.
COMO SE INSCREVER?
Interessados podem se inscrever até sexta-feira, 3, e buscar seus kits no sábado, 4, entre 8 e 20h, na Escola Municipal Algodão Doce, na Rua dos Xavantes, no bairro Cidade Alegria. Cada kit é composto por uma sacola com a camisa, número de inscrição e medalha.
As inscrições podem ser efetuadas por homens e mulheres, inclusive, crianças a partir de dois anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Até o momento, existem 337 pessoas inscritas. Os participantes podem percorrer dois quilômetros de caminhada ou cinco de corrida, em largadas diferentes. O término do evento está previsto para às 12hs.
A primeira etapa da Federal Rosa foi promovida em Rio Bonito; a segunda, em Niterói. A corrida Federal Rosa foi instituída em dezembro de 2018, pelo Instituto Federal Kids, devido ao crescente número de casos de violência contra a mulher. O Instituto foi fundado no dia 9 de agosto de 2018.