Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | 19:48

Angra dos Reis - 15/05/2019 | 12h57m

Banco de talentos aproxima trabalhadores e empregadores

A prefeitura está com uma iniciativa que visa colaborar com a redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva no município, aproximando trabalhadores e empregadores. É o Banco de Talentos (bancodetalentos.angra.rj.gov.br), site que está no ar, aberto terça-feira, 14, para cadastros. A cerimônia oficial de lançamento será na próxima semana, quinta-feira, às 15h, no auditório da Defesa Civil, no bairro São Bento.

O Banco de Talentos é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para ser uma plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários. Embora nestes primeiros dias a página esteja em fase de testes, interessados em vagas de emprego podem acessá-la para se cadastrar. Empresários à procura de mão de obra podem fazer o mesmo.

O procedimento é simples. O candidato à vaga de emprego não precisa inserir nenhum documento ou currículo. As informações são preenchidas online, na página, e o candidato ganha login e senha. As empresas cadastram suas vagas, que ficam visíveis no site. Neste primeiro momento, há vagas para fiscal de loja, cabeleireiro, padeiro, eletricista, soldador, mecânico, encanador, carpinteiro, auxiliar de serviços gerais, entre outras.

O funcionamento do Banco de Talentos organiza a oferta e demanda na cadeia produtiva. Tendo seu cadastro, o candidato, além de poder ver as vagas disponíveis, se mantém informado sobre as possibilidades que o mercado está oferecendo.

- Quando uma empresa cadastra uma nova vaga, automaticamente o sistema do Banco de Talentos envia um email para todos os candidatos cadastrados com o perfil semelhante ao que a empresa procura. Por exemplo, se a vaga é para cabeleireiro, todos que se cadastraram como cabeleireiro ficam sabendo sobre a nova oportunidade - explica o diretor de Projetos, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura.

Algumas das principais empresas do município estão participando do Banco de Talentos. O próximo passo do site é apresentar cursos de capacitação para contribuir também com a formação da mão de obra. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de produzir dados e estatísticas sobre o mercado de trabalho no município. A cerimônia do dia 22, contará com palestras sobre o funcionamento do site, empresários, representantes do setor público e trabalhadores.