Itatiaia - 15/05/2019 | 12h58m
Itatiaia se mantém regular no CAUC
A prefeitura vem adotando medidas práticas que proporcione além da transparência na prestação de contas, a possibilidade de captação de recursos através de iniciativas que contam com o apoio integrado de todas as secretarias.
De acordo com o site do Tesouro Nacional, o último relatório do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o antigo ‘Cadastro Único de Convênios (CAUC)’, aponta que dos 92 municípios do Estado do Rio apenas Itatiaia e Paty do Alferes conseguem se manter totalmente regular em todos os 15 requisitos fiscais necessários à formalização de convênios.
O CAUC é um serviço que reúne diversas informações cadastrais, bancos de dados e sistemas mantidos por órgãos e entidades federais que contenham dados de natureza contábil, financeira ou fiscal a respeito de obrigações constitucionais e legais necessárias para a aquisição de recursos do governo federal.
Isso significa que obrigações de adimplência financeira, por exemplo, e questões relacionadas a tributos e contribuições previdenciárias federais, entre outros itens, estão completamente regulares por parte da prefeitura.
Para se ter uma ideia da importância deste trabalho conjunto, todo o processo de formalização para captação de convênios, só pode ser feito após consulta prévia à ferramenta. Licitações para aquisição de maquinários e implementos agrícolas, por exemplo, micro-ônibus e o processo de implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município são resultados desta aprovação.
Para o Prefeito, Eduardo Guedes, este trabalho integrado é essencial para que a prestação de contas e o modelo de gestão pública possam oferecer à população benefícios e melhorias. “O primeiro passo para que qualquer Município do Estado possa receber recursos e firmar parcerias é apresentando essa regularidade através do CAUC. E o trabalho integrado de nossas secretarias juntos aos profissionais da administração interna, possibilita que nosso planejamento e metas sejam cumpridas e por consequência sejam oferecidos os serviços que atendem a nossa população”, explicou.